O impacto do aumento da taxa Selic na vida das pessoas
A taxa básica de juros, a Selic, tem influência no dia a dia do brasileiro e sua alteração pode gerar oportunidades de maior rentabilidade, bem como aumento das despesas com juros existentes. Atualmente estamos em um ciclo de alta da taxa Selic que na última reunião do Comitê de Política Monetária aumentou a mesma pela oitava vez consecutiva, desta vez em 1,5 pontos percentuais.
Nessa semana abordaremos o 8º aumento consecutivo da taxa Selic, passando de 9,25% a.a. para 10,75% a.a., ocorrido na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), dia 02 de fevereiro de 2022, retornando, dessa forma, ao patamar de junho de 2017 e impactando em nossa vida.
Afinal o que é a Selic? Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira, estabelecida pelo Banco Central, através do Comitê de Política Monetária, sendo o principal instrumento de controle da inflação brasileira.
Desta forma o Copom eleva e reduz a taxa Selic na medida em que a expectativa inflacionária também aumenta ou diminui, buscando frear a alta desse fenômeno econômico (a inflação), buscando traze-la para o centro da meta estabelecida.