instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Faz a Conta

por Tamires Endringer

45703244105_1c4a870e83_o-scaled-1.jpg

“Estar ocupado é uma marca de sucesso”

Por muito tempo, executivos têm usado esta etiqueta de trabalho como manto de honra. Mas, os bem-sucedidos estão agora focando em coisas mais significativas e mais ousadas, por melhor priorização. Eles estão dizendo ‘não’ a reuniões menos importantes. Multitarefa, ou troca de tarefas, que os deixa cansados em níveis cognitivos e emocionais, não são mais vistos como qualidades. Dando importância ao relacionamento saudável com os recursos on-line, os líderes estão fazendo pausas e pausas. Uma nova narrativa está ganhando terreno de que ‘é hora de recuperar a vida por algo que realmente importa’.

Sami Boulos, Chairman Vistage Brasil.

As opções de investimentos atualmente são consideráveis no mercado nacional e quando extrapolamos estas para o mercado internacional falamos de milhares de alternativas. Diante dessa enorme gama de opções o investidor deve se preocupar em escolher ativos de valor que irão reduzir os riscos e maximizar as chances de resultados positivos

Ativos de valor e sua relevância nos investimentos

Nessa semana vamos tratar da relevância de realizar nossos investimentos em ativos de valor. Ativos estes que pelos resultados apresentados e gestões realizadas possibilitarão resultados conforme esperados. Ao se falar de investimentos e todas as opções atualmente existentes no mercado, seja nacional ou internacional, verifica-se que as opções são muitas, o que pode gerar dificuldade de escolha pelo investidor na hora de realizar seus aportes. As possibilidades de aplicação dos recursos, tanto em renda fixa como em renda variável, são diversas e podem ser consideradas boas ou ruins, devendo ser alinhadas a cada perfil de investidor. Atualmente existem mais de 400 empresas nacionais listadas para negociação na bolsa de valores brasileira, a B3, além de BDR’s e ETF’s e no mercado nacional há ainda opções de fundos de investimentos, título públicos e privados, dentre outros. Ao se analisar o mercado internacional a quantidade de alternativas de investimentos aumenta sobremaneira, uma vez que se tem acesso aos maiores mercados mundiais, sendo que só no mercado de ações americano existem milhares de empresas disponíveis para negociação, tornando a tarefa de escolha dos ativos ainda mais difícil. Seja para aplicar na renda fixa ou na renda variável é necessário que o investidor busque opções que tenham valor, como empresas com crescimento, lucros, título de instituições sólidas, imóveis com potencial de valorização. Mas como escolher um bom ativo dentre tantas opções disponíveis? A sugestão é o investidor estudar, antes da aplicação, as alternativas existentes alinhadas ao seu perfil de investimentos, verificar os principais resultados do ativo, bem como os custos de se investir nele, a gestão dos ativos e a liquidez destes. Afinal todo investimento tem um risco existente e a escolha de boas opções contribuem para minimizar os riscos e potencializar as chances de resultados positivos.   Pedro Simmer é Administrador, Mestre em Gestão Pública pela UFES, especialista em Finanças, Servidor Público Estadual atuando nas áreas de Planejamento, Orçamento e Gestão e Professor de Planejamento Estratégico e Finanças.