O evento debateu as possíveis interatividades entre gestão e jurídico, com objetivo de focar no planejamento estratégico jurídico interno ou terceirizado para evitar contencioso.
Seminário “Novo jurídico com novas perspectivas: Departamento isolado ou estratégico do negócio?”
O painel “Governança ESG: Gestão Estratégica e Sustentável” teve a participação dos advogados Mariana Covre, Adriano Salvi e Flávia Marchezini. Nele, foi discutida a grande evidência da ESG na estratégia das empresas e como o jurídico contribui para essa adaptação à nova realidade.
Já no “Em busca do resultado: Estratégias Fiscais e a importância das
métricas na Advocacia Corporativa estavam os advogados Marco Túlio Ribeiro Fialho, Alberto Nemer e a contadora Milza Fernandes. Foi demonstrada a importância do planejamento estratégico entre os setores da empresa (inclusive contábil), para que o planejamento tributário seja redutor de custos e riscos administrativos. Além disso, também foi tratado o uso de métricas de decisões administrativas para organizar planejamentos.
A mesa redonda “Organizando o departamento: jurídico interno ou terceirizado” contou com a participação dos advogados Alexandre Zamprogno, Renata Padilha, Victor Fortes da Silveira Gama, Haynner Capettini, Layanna Piau, Pablyto Robert Baioco e Mariana Covre. Nessa, foram abordados os desafios para administrar seu departamento, principalmente nas estratégias ativas de suas “empresas clientes”, mostrando a necessidade da terceirização como parceira dos jurídicos internos para soluções especializadas.
“A Diretriz da Litigância Responsável” foi o tema do convidado especial do evento, o Professor Doutor Fredie Didier, que explanou sobre a importância da análise das litigâncias antes de iniciá-las como forma responsável de atuação do direito. O Professor também destacou a importância dos acordos e TAC’s como forma de dirimir os conflitos sem iniciar, desnecessariamente, processos judiciais.
“Novas Ferramentas de Resolução de Conflitos, dentro e fora do processo” foi o último painel do dia, apresentado pelos advogados Juliana Justo Botelho Castello, Bruno Klippel e Layanna Piau. Nele, foi apresentada a importância de análise de cada cliente para formular soluções personalizadas.
O objetivo principal do seminário “Novo Jurídico com Novas Perspectivas: Departamento Isolado ou Estratégico do Negócio?” foi trocar experiências e conhecimentos, a partir de cases apresentados por todos os expositores, mostrando que a informação compartilhada não cria concorrentes e, sim, um ambiente de trabalho diversificado e saudável.