instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Faz a Conta

por Tamires Endringer

WhatsApp-Image-2021-04-26-at-12.00.48.jpeg

Piso salarial de contadores públicos será votado na câmara dos deputados

Na última semana o Deputado Federal Paulo Foletto confirmou que a bancada federal do PSB concordou em apoiar o Projeto de Lei que foi pedido pelo Sindcontábil ES (Sindicato dos Contabilistas do Estado do ES), protocolado junto ao deputado em Abril de 2022.

Esse projeto tem por objetivo instituir um piso salarial nacional para os contadores públicos que atuem na administração direta ou indireta, municipal,  estadual ou federal.

O piso inicialmente é proposto em R$ 7.272,00 e a PL terá que prever ainda uma atualização monetária para evitar a perda da inflação ao longo dos anos.

É um projeto do estado do ES que traz benefícios para toda uma classe nacionalmente.

O Conselho regional de Contabilidade do Espírito Santo – CRC recebeu de um grupo de contadores públicos um ofício solicitando a ajuda do órgão de classe na instituição desse piso salarial, visto que a classe está muito desvalorizada no âmbito público e possui concursos lançados em 2022 a partir de R$ 1.100,00 mensais para jornada de 20h semanais.

O CRC-ES protocolou um ofício ao Sindcontábil repassando a demanda recebida visto que o orgão não tem competência legal para essa iniciativa da PL.

O Sindcontábil está concretizando  um trabalho que se iniciou alguns anos atrás,  com outra diretoria à época e que ainda possui alguns dos integrantes originais do projeto, como o Vice Presidente, Gilberto Rosa que era o Presidente à época do início do projeto.

Atualmente a Presidente Milza Fernandes deu prosseguimento ao trabalho, com o apoio e auxílio do CRC ES e sua presidente Carla Tasso.

Agora o trabalho é conseguir mobilizar a bancada federal para apoio ao projeto de lei.

Este projeto representa uma virada histórica na carreira dos contadores públicos e busca a valorização desses importantes profissionais do sistema público que produzem e evidenciam  com transparência a informação para toda uma sociedade, comenta a Presidente Milza Fernandes.

 

Hoje o nosso quadro “Reorganização tributária” faz um ano.

Com muita empolgação ele sempre traz uma forma diferente de reorganizar a vida tributária das empresas. Toda segunda-feira aqui na coluna Faz a conta ele, Augusto Mansur chega com seu carisma e profissionalismo e traz o melhor do tributário para nossos leitores. E não  podíamos deixar de comemorar esta importante data que representa muito para nós e que reafirma nossos desejos de ir muito além trazendo informação para todos vocês, apoiando a comunidade e contribuindo para o trabalho de muitos profissionais e empresas. Nosso muito obrigado ao Augusto e a todos vocês, nossos leitores que nos levam adiante. Avante! Tamires Endringer