instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Faz a Conta

por Tamires Endringer

Mudancas-do-MEI-em-2021.jpg

MEI, Ser Ou Não Ser, Eis A Questão!

Há pouco mais de 10 anos inaugurava-se no Brasil uma nova modalidade de empresa, o Micro Empreendedor Individual, mais conhecido como MEI. O principal objetivo do MEI é permitir que pessoas que trabalham por conta própria possam garantir o sustento da família dentro da lei, ao mesmo tempo que contribuem
para a sua aposentadoria. Uma dúvida comum entre aqueles que desejam se arriscar a empreender no Brasil, é se vale a pena ou não, abrir um MEI.

A resposta é: depende!

MEI, Ser Ou Não Ser, Eis A Questão!

Há pouco mais de 10 anos inaugurava-se no Brasil uma nova modalidade de empresa, o Micro Empreendedor Individual, mais conhecido como MEI. O principal objetivo do MEI é permitir que pessoas que trabalham por conta própria possam garantir o sustento da família dentro da lei, ao mesmo tempo que contribuem para a sua aposentadoria. Uma dúvida comum entre aqueles que desejam se arriscar a empreender no Brasil, é se vale a pena ou não, abrir um MEI. A resposta é: depende! Se você não espera faturar inicialmente mais de R$ 6.750,00 por mês, se a sua expectativa no início é não ter funcionário ou contratar no máximo 1, é bem provável que o MEI seja interessante. Além disso, outro fator muito importante na hora de decidir sobre optar ou não pela abertura do MEI, é a sua condição financeira. Se você tem poucos recursos financeiros, o MEI certamente será uma ótima opção, pois, lhe permitirá reduzir gastos que podem comprometer a continuidade do negócio. E pode acreditar, quando se inicia um empreendimento com pouco dinheiro, qualquer economia faz muita diferença. Então você precisa listar quais despesas terá que pagar mesmo sem faturar (aluguel por exemplo), assim saberá se o dinheiro que você possui consegue cobrir essas despesas e por quanto tempo. Se perceber que não sobrará muita coisa, pode ter certeza, o MEI será a melhor opção. Por outro lado, se você possui recursos suficientes para começar com vários funcionários, com uma expectativa de faturamento mensal acima de R$ 6.750,00, então, o MEI não é para você. Será como uma roupa apertada, você pode até conseguir vestir, mas, será desconfortável. Agora você já sabe que antes de abrir o seu MEI é importante definir a sua capacidade financeira, assim poderá optar pela alternativa que melhor se encaixa na sua realidade. Uma dica é procurar um escritório do SEBRAE ou um contador, para poder esclarecer as suas dúvidas e lhe orientar no processo de abertura da sua empresa. Sucesso!   Sócrates Rocha Ramos é contador, professor e copywriter. É Mestre em Contabilidade e Finanças pela FUCAPE, Especialista em Controladoria e Gerência Contábil pela UNILINHARES, Especialista em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC PR e dono do canal “Contador Consciente” no Youtube.