instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Faz a Conta

por Tamires Endringer

reforma-tributaria-preve-reducao-de-impostos-para-industria.jpeg

Reforma proposta pelo governo deve incluir redução de impostos para alguns setores da economia

Reforma tributária prevê redução de impostos para indústria, diz ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na última terça-feira (31), que a reforma Tributária proposta pelo governo deve incluir uma redução da carga de impostos para alguns setores da economia.

Segundo Haddad, a reforma e o novo arcabouço fiscal estiveram entre os principais temas discutidos em encontro com o Conselho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Ele afirmou à imprensa que há um ambiente muito favorável à reforma Tributária tanto no setor produtivo quanto no setor financeiro, e que o Congresso já está maduro para votar, visto que, segundo ele, a reforma vai melhorar a vida das empresas, dar mais transparência ao sistema tributário e permitir que, no segundo semestre, o governo avance nas discussões da regressividade do sistema tributário.

Um sistema regressivo, como no Brasil, arrecada mais tributos de quem ganha menos.

“Discutimos uma agenda com o setor produtivo e com o setor financeiro que é a mesma: a Reforma Tributária, que já podia ter sido votada e não foi. Ela já pode ser votada porque o Congresso está maduro, obviamente temos deputados e senadores tomando posse agora, mas há nas duas casas um ambiente muito favorável. Vai permitir que a gente avance nas discussões da regressividade do sistema tributário, que penaliza as famílias mais pobres”, afirmou Haddad ao sair de um encontro com banqueiros na sede da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em São Paulo.

Fonte: Com informações da Exame

O departamento de Relação com os Investidores, além de fornecer informações estratégicas ao mercado, pode ser usado pelo pequeno investidor como um critério a ser analisado para alocação de recursos.

Empresas e a importância da relação com os investidores

A necessidade de acesso a informações, melhora na governança e maior transparência impostas pelos investidores, em especial para empresas de capital aberto negociadas em bolsa de valores, consolida a importância da área de relações com os investidores. O departamento de Relações com os Investidores (RI) busca construir a credibilidade das empresas, através de uma interlocução com o mercado, fornecendo informações estratégicas e proporcionando alinhamento entre os agentes financeiros. Em especial para o pequeno investidor o RI é um canal de obtenção de informação e saneamento de dúvidas existentes, proporcionando confiança na empresa na qual se pretende alocar recursos. Ao solicitar informações ou explicações ao departamento de RI, espera-se que estas sejam fornecidas em tempo razoável, com detalhamento suficiente e de forma clara, para total compreensão do investidor. Em regra, os RI’s das empresas fornecem informações relevantes em suas páginas nos sites das empresas e ainda possuem canais de comunicação direto, de diversas formas, demonstrando a preocupação das empresas com seus investidores. Desta forma, além de ser um canal de coleta de informações, o RI pode ser mais um critério de análise pelo investidor, para decidir em quais empresas investir, uma vez que através desse canal a empresa demonstra a relevância do investidor para o seu negócio.   Pedro Simmer é Administrador com certificação CPA-20, Mestre em Gestão Pública pela UFES, especialista em Finanças, Servidor Público Estadual atuando nas áreas de Planejamento, Orçamento e Gestão e Professor de Planejamento Estratégico e Finanças.