instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

renda.jpg

Entenda o significado de renda ativa e passiva

No mundo dos investimentos, a frase “faça seu dinheiro trabalhar por você” é famosa. Contudo, essa ideia reforça os conceitos de renda passiva e ativa, além das diferenças entre ambas. Em suma, eles estão atrelados mais ao seu dia a dia do que você imagina, por isso, conhecê-los é essencial para enxergar de forma ampla a aplicação do seu tempo e esforço.

Receba o conteúdo no WhatsApp | Instagram | Twitter

Qual a diferença?

Em primeiro lugar, esses conceitos são opostos. Assim, a renda ativa nada mais é do que aqueles rendimentos obtidos por meio de atividades e esforços que resultam em remunerações como salários, bônus e comissões de vendas, por exemplo. Isto é, há sempre uma ligação ao trabalho realizado. Resumindo: é você trabalhando pelo dinheiro. Por isso, caso fique sem trabalhar, já sabe né?

Por outro lado, a renda passiva consiste na garantia de rendimentos, mesmo que a pessoa não esteja se empenhando ativamente para obtê-la. Um exemplo desse caso são os dividendos dos FIIs que abordamos na coluna anterior: um cotista que recebe esse tipo de remuneração, tem o próprio dinheiro trabalhando por ele. Além dos investimentos nos mercados de capitais, existem outras formas de receber renda passiva como direitos autorais, royalties e aluguel de imóveis e de outras propriedades.

Por que não depender apenas de renda ativa?

Em linhas gerais, essas duas categorias estão relacionadas. Se você não é herdeiro de um grande patrimônio ou ganhador da Mega-Sena, provavelmente precisará trabalhar para ser remunerado e, aí sim, buscar formas de aplicar seu dinheiro em ativos que lhe garantam renda passiva. Nesses casos, não se trata de mágica: boas escolhas ao longo da vida, em conjunto a uma boa assessoria de investimentos, pode ser um dos caminhos viáveis.

No fim das contas, vale ressaltar que a renda passiva também está fortemente relacionada à independência financeira. Quando se passa a viver de renda passiva, não é mais necessário trabalhar com o intuito de obter seu sustento básico, o que garante maior segurança em momentos de crise, quando há a possibilidade de desemprego. Esse é um grande sonho para muitos e uma realidade para outros. Dessa forma, um dos objetivos dessa coluna é te ajudar nessa trajetória.