instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

Conceitos_Juros_Compostos.jpg

O poder do nosso “queridinho” juros compostos

Os juros compostos faz seu dinheiro se multiplicar sobre o valor “mais recente acumulado”. Ou seja, o capital investido somado à remuneração obtida no período, e não sobre o valor inicial. Esse conceito nada mais é do que juros sobre juros, o principal fator que faz o seu investimento crescer de forma exponencial e gerar um resultado muito maior ao longo do tempo.

Receba o conteúdo no WhatsApp | Instagram | Twitter

 

Saiba utilizar os juros compostos a seu favor

Juros simples x juros compostos

Ao contrário dos juros compostos, os juros simples são calculados apenas sobre o capital inicialmente investido. Dessa forma, eles vão render sempre com base neste valor, desconsiderando os rendimentos ao longo do tempo, o que gerará ao final um montante menor.

Mas os juros compostos também podem ser um vilão, para quem, por exemplo, possui uma dívida no cartão de crédito ou cheque especial. A correção mensal da dívida, sempre irá incidir sobre o montante e não sobre o valor inicial. Você já viu uma bola de neve? É justamente isso que acontece com essas dívidas, pois o valor vai acumulando de maneira constante e exponencial.

O que devemos fazer, portanto, é utilizar os juros compostos a nosso favor. Você pode se surpreender como a dupla “juros + tempo” pode alavancar seus ganhos financeiros ao longo de sua vida.

A "mágica" dos juros compostos

Veja o seguinte exemplo dos diferentes resultados caso você consiga poupar R$ 1.000,00 por mês. Vamos considerar três cenários:

- Cenário 1: caso você só guarde o dinheiro e não invista;

- Cenário 2: caso você invista em poupança (0,20% no momento atual);

- Cenário 3: caso você aplique em um investimento com rentabilidade de 0,70% a.m.

Enfim, essa é a grande “ mágica” do nosso amado juros compostos!