instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

poup-1.jpg

Qual a diferença entre poupar, economizar e investir?

Apesar da complementaridade, poupar, economizar e investir não são o mesmo conceito. Entender a diferença é fundamental para solidificar seu conhecimento em educação financeira e, na prática, aplicá-los de maneira correta, auxiliando no seu planejamento financeiro. Não faltam opções em relação ao que fazer com o dinheiro, mas antes disso, é preciso entender a diferença entre termos básicos.

Receba o conteúdo no WhatsApp | Instagram | Twitter

Começando pela base

Em primeiro lugar, economizar é simplesmente não gastar o seu dinheiro de forma desnecessária. Na prática, em sua lista de prioridades, se o produto que você pensa em adquirir não está entre os mais úteis no momento, não compre. Isso é economizar.

Por outro lado, poupar significa guardar o dinheiro que foi economizado. Vamos supor que você decidiu deixar de comprar um blusa de R$ 250,00 e optou por outra roupa de R$ 150,00.  Nesse caso, você economizou. Poupar passa pelo guardar e acumular. No Brasil, a forma mais popular de fazer isso é por meio da caderneta de poupança. Um estudo da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) identificou que 90% dos brasileiros conhecem a poupança e outros 88% guardam seus recursos nela. Apesar de ser a realidade, esse não é o cenário ideal.

Por fim, se suas contas pessoais já estão organizadas há algum tempo, está na hora de dar mais um passo: investir! Não necessariamente o indivíduo precisa ser rico para investir. Em suma, esse processo nada mais é do que aplicar seu dinheiro de forma inteligente, em produtos financeiros que o mercado oferece, com objetivo de receber rendimentos. Ou seja, aplicar um recurso esperando retorno futuro.

Como esses processos se encaixam

Ao conhecer esses três pilares das finanças pessoais, pode-se entender de maneira mais clara como esses processos estão ligados entre si. No fim das contas, se não houver economia, não é possível constituir uma poupança e, a nossa intenção é que um bom poupador se torne um bom investidor. Por isso, não perca tempo. Comece a economizar, a se planejar e a conhecer as melhores opções de investimentos para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.