instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

Facilita-Bento-Ferreira-Sala1-scaled-1.jpg

3 passos para sair do aluguel e comprar seu imóvel

Em algum momento da vida, a compra de um imóvel próprio se torna o sonho de muitas pessoas. Contudo, essa é uma aquisição que demanda alto nível de planejamento financeiro, uma vez que envolve empenho considerável de tempo e dinheiro. Por isso, confira algumas dicas que irão auxiliá-lo na conquista das chaves de uma nova residência.

Deseja receber mais conteúdos para alcançar sua liberdade financeira? Clique aqui.

A importância de se organizar financeiramente

Antes mesmo de começar a procura pelo empreendimento que melhor se encaixa às suas preferências, a organização das contas pessoais é fundamental. Com isso, questões ligadas a valor, financiamento, capacidade de pagamento e aspectos legais ficam mais claras, auxiliando na busca por um especialista que possa sanar essas dúvidas. Aqui vai um passo a passo:

1. Avalie seu orçamento

Em primeiro lugar, use alguma ferramenta de apuração de despesas e receitas. Por exemplo, uma planilha no Excel (preencha o formulário para baixar um modelo). Nesse sentido, ao avaliar o resultado final dessa conta, chega-se a uma quantia disponível para começar a economizar se o saldo for positivo. Caso contrário, corte despesas supérfluas e renegocie dívidas.

Nessa lógica, com o intuito de não deixar o dinheiro parado, procure investir em produtos que combinem segurança, liquidez e rentabilidade. Esse pode ser o caminho inicial para dar a entrada na aquisição. Alguns exemplos são produtos de renda fixa como CDBs e Tesouro Direto, que demandam baixo valor inicial de investimento.

2. Encontre o imóvel ideal

A partir do conhecimento do orçamento, das linhas de crédito imobiliárias e da possibilidade de uso do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), as principais perguntas que podem surgir são: comprar na planta, usado ou novo? Quais as características essenciais? Qual a localização ideal? Isso dependerá das condições econômicas do momento e também do seu projeto de vida, considerando filhos, casamento e carreira, por exemplo.

“Se o imóvel precisar de ajustes, as contas vão ficar duplicadas pelo menos durante o tempo que a reforma durar. Neste momento de disfunção da indústria, ainda pelos efeitos das paradas da linha de produção na pandemia, o custo aumentou e é preciso pesquisa e não demorar além do esperado e custar mais do que o orçado. Por isso, é ideal conhecer suas prioridades e atender as experiências de clientes que compraram imóveis novos”, afirma Luiz Henrique Stanger, corretor de imóveis e titular da coluna Mundo Imobiliário.

3. Construtora, infraestrutura e documentação

Conhecer um pouco desse mercado é fundamental para finalizar o processo de aquisição. Isso porque hoje, condomínios de construtoras atentas às exigências do mercado oferecem algumas comodidades aos moradores: espaço gourmet, área de lazer completa, salão de festa, academia, portaria 24 horas e monitoramento com circuito interno, são alguns exemplos. Por outro lado, não se esqueça de verificar a credibilidade da construtora em questão. Consulte compradores, pesquise na internet e verifique se as exigências e regulações perante o município e União.

“Além das despesas ligadas ao planejamento padrão, o cliente deve estar preparado para pagar cerca de R$ 7 mil com cartório de notas, pois a escritura de todo imóvel acima de R$ 200 mil possui esse valor, já que os emolumentos cartorários são tabelados. Por outro lado, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), incide sobre 2% do valor do imóvel, podendo variar dependendo da instituição que faça a avaliação do bem. Por fim, deve-se pagar para registrar o empreendimento em seu nome,  com valores próximos de R$ 5 mil para imóveis acima de R$ 200 mil. Vale lembrar que se existir financiamento, o comprador paga mais um registro para alienar o valor ao banco. Aqueles que estão comprando pela primeira vez tem desconto de 50% nesse segundo registro", ressalta Stanger.

“Se o imóvel estiver em área de marinha, secretaria do patrimônio da União, ainda será pago a taxa de transferência para emitir certidão de autorização de transferência e nesse caso é preciso consultar a Secretaria do Patrimônio da União (SPU)”, finaliza.

Analise como um investidor

Mesmo que seja a realização de um sonho, uma análise final com os olhos de um investidor auxilia na conclusão do negócio que seja favorável ao comprador. Assim, para alcançar sua liberdade financeira e encontrar seu lugar no Espírito Santo, preencha esse formulário.