instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

prevpriv.jpg

Insatisfeito com a sua previdência? Mude!

Já falamos sobre a previdência privada e os planos disponíveis para quem quer começar a montar a sua aposentadoria sem depender necessariamente do governo. Alguns fatores que os clientes devem se atentar às taxas cobradas pelas instituições financeiras, que podem tornar o produto pouco vantajoso. Sendo assim, como você pode mudar de um plano que não esteja atendendo suas expectativas?

Contra insatisfação, a portabilidade é a sua solução

Após analisar sua previdência e comparar com outros planos do mercado, veja qual a melhor opção em relação a rentabilidade, risco e taxas. Após feito isso, opte pela instituição que irá fazer a gestão da sua previdência e fique tranquilo, pois eles farão todos os procedimentos necessários até o final do processo. Seu único trabalho será fornecer os dados de sua previdência atual, como por exemplo um extrato atualizado do plano, e aceitar a portabilidade. Simples assim!

Vale lembrar que são permitidas portabilidades apenas de VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) para VGBL e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) para PGBL. Em relação a tabela de Imposto de Renda, você consegue alterar, dentro de uma mesma instituição, do regime progressivo para o regressivo, o contrário não é permitido. Caso seu plano esteja em um banco na tabela progressiva, deverá migrar com esta tabela, e chegando na nova instituição, alterar o regime para o regressivo.

Escolha as menores taxas do mercado

Dentre as vantagens da portabilidade podemos destacar a flexibilidade de poder alterar o tipo de fundo de previdência, buscando rentabilidades melhores e mais adequadas ao seu perfil, sem precisar sacar seu dinheiro e recolher imposto de renda nesta transação.

Enquanto em bancos tradicionais, as taxas de administração podem chegar a 3% em média, e em alguns casos ainda cobram taxa de carregamento (que consistem na cobrança sempre que é feito um novo aporte ou retirada), em instituições como o BTG Pactual as previdências não cobram taxa de carregamento de entrada ou de saída, e ainda há algumas opções com  taxa de administração de 0% ao ano. Vale ressaltar que, geralmente a taxa de administração varia de acordo com o perfil da previdência, quanto mais diversificado o fundo, maior será a taxa, pois o gestor precisará fazer um acompanhamento mais ativo da carteira, o que demanda mais trabalho e consequentemente terá um custo maior.

Nesse sentido, compare e questione as ofertas existentes no mercado e busque a opção que melhor se enquadre ao seu perfil. Dessa forma, há a possibilidade de começar a montar a sua aposentadoria sem depender do governo!