instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

serasa.jpg

Pontuação no Serasa muda. Fique por dentro!

Na última semana, foi anunciado que o Serasa conta com uma nova metodologia de contagem da pontuação, que mede o risco de inadimplência de pessoas físicas. O novo modelo agora é chamado de Score 2.0 e conta com uma pontuação que varia de 0 a 1000 pontos. Nesse sentido, quanto maior a sua pontuação, maiores as chances de conseguir crédito e com melhores condições.

Deseja receber mais conteúdos para alcançar sua liberdade financeira? Clique aqui.

O que é o score Serasa?

As notas do Serasa auxiliam no processo de concessão de crédito e realização de negócios. Elas indicam uma medida de confiança em relação a pessoas físicas. Assim, os bancos e financeiras costumam facilitar o acesso aos seus serviços aos melhores rankeados dentro da classificação. Esses dados são utilizados por redes de lojas, empresas de telefonia, de TV por assinatura, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços que atendem os consumidores em geral.

Nesse sentido, a pontuação leva em conta resultados positivos em cartões, consórcio, crédito consignado, empréstimos, financiamentos, além de comportamentos de pagamento, informações de dívidas, histórico de regularização e consultas para novos contratos de serviço ou crédito.

O que mudou com o novo modelo?

A principal mudança foi em relação aos pesos de cada um dos critérios acima, visando dar maior credibilidade aos bons pagadores, ou seja, clientes que têm riscos menores de dar calote nessas instituições. Em relação aos resultados positivos, o peso era de 26% e com a alteração foi a 62%. Por outro lado, no caso das informações de dívidas e do histórico de regularização, a proporção no cálculo caiu de 57% para 19% e, no pilar consultas para novos contratos de serviço ou crédito, elevou-se em 2 pontos percentuais, de 17% em direção a 19%.

Vale lembrar que, no momento, o novo cálculo só estará disponível pelo aplicativo. No site, você ainda verá a nota antiga e, provavelmente, o seu score estará diferente nas duas plataformas. Contudo, isso deve ser acertado nas próximas semanas. Já as empresas dos segmentos listados acima possuem acesso à nova nota desde o dia 26 de maio. Além disso, a avaliação do score leva em consideração os registros dos últimos 15 anos de um CPF. A classificação de risco pode ser observada na tabela acima e, é importante ressaltar que, se você está entre os piores avaliados, não há receita secreta para melhorar a situação: a fim de aumentar o score, é importante fazer o pagamento de dívidas, contas em atraso e manter um histórico de pagamento de empréstimos e cartão de crédito sempre em dia.