instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

diadosnamorados.jpg

Como casais podem enriquecer de forma inteligente?

Em qualquer momento da vida a dois, os casais devem conversar não apenas sobre a saúde do relacionamento, mas também das  finanças pessoais, principalmente se o objetivo é manter uma relação de longo prazo. Por isso, no Dia dos Namorados, entenda algumas dicas que irão te auxiliar a construir uma trajetória financeira de sucesso com o seu par!

Elas foram descritas por Gustavo Cerbasi, escritor e consultor financeiro, em live do BTG Pactual digital.

Acompanhe Ana Porto no Programa Mundo Business do último domingo

Como equilibrar união e saúde financeira

1. Transparência e diálogo

É fundamental ser transparente e conversar com seu parceiro para tomarem decisões pensando em longo prazo. Dialogar sobre gostos, propósitos e metas individuais é muito importante! Por isso, quando for planejar a sua vida com um(a) parceiro(a), coloque isso em pauta. As decisões tomadas devem ser equilibradas e agradar a ambos.

“Eu só vou estar motivado se me sentir recompensado. Então, para que os sonhos de famílias sejam bem sucedidos, os sonhos pessoais também devem se realizar”, afirma Cerbasi.

2. Ajuda mútua e planejamento comum

Essa dica se revela não só pela união e apoio de um ao outro, mas também pela contribuição mútua na realização de objetivos comuns. Nem sempre as rendas dos integrantes da relação são iguais. Apesar disso, a participação conjunta em realizações e despesas como escola dos filhos, viagem de férias e compra de imóveis é essencial para o fortalecimento da união. O dinheiro unido ajuda a buscar melhores oportunidades e investimentos em alguns casos específicos. Mas lembre-se, nem sempre juntar todo o patrimônio pode ser a escolha ideal, isto é, depende de cada contexto e de cada casal.

“O ideal é que uma vez por mês o casal reveja o orçamento, planejamento, a formação dos investimentos para concretizar sonho, formar reserva de emergência e da independência financeira”, acrescenta.

3. Se antecipem e planejem 

Na organização do planejamento do casal, vale destacar que quanto antes se programar, melhor.

Pensem nas realizações e tarefas que serão executadas em conjunto como, viagens, filhos, investimentos e consumo com supermercado, moradia e transporte, e se antecipem a fim de não tomarem decisões “em cima da hora”, pois elas costumam custar mais caro.

Estude também os momentos de maior oscilação das despesas, como períodos de comemorações de aniversários de familiares, rematrícula da escola dos filhos, pagamento de IPVA, entre outros. Dessa forma, equilibrar as contas se torna uma tarefa mais simples e prática.

Antever o que queremos ter ou ser é o que vai permitir organizar as contas de forma interessante. Falem mais sobre dinheiro, seus sonhos e o que sentem que falta na vida”, ressalta.

O segredo está em conhecer um ao outro

Mesmo que não exista uma receita que sirva para todos os casais, o equilíbrio é a principal lição. Saber recompensar o esforço com o lazer em dupla, organizar as contas e investir de acordo com o perfil de cada um, deve ser o primeiro passo para aproveitar a vida e enriquecer de forma inteligente.

Para entender um pouco mais sobre como casais inteligentes enriquecem juntos, confira o evento do BTG com Gustavo Cerbasi.