instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

investir.jpg

Como investir antes dos 18 sem depender dos pais?

Independente da finalidade, todo adolescente ou jovem sonha em ganhar e investir dinheiro sem depender dos pais. Quanto antes atingir a independência financeira, melhor, mesmo naqueles casos em que não há contas e boletos a serem pagos. Por isso, se você se enquadra nesse perfil, entenda como aproveitar seus recursos e aplicar no mercado financeiro sem depender de seus provedores!

Acompanhe Ana Porto no Programa Mundo Business

Alguns passos para realizar essa tarefa

É inevitável que os adolescentes dependam financeiramente de seus pais no dia a dia, e isso  é normal. Contudo, quanto antes for cultivada uma mentalidade de liberdade financeira, mais preparados esses indivíduos estarão para o seu futuro de adulto.

Nesse sentido, a primeira dica é: seja o primeiro da sua sala de aula a dominar os conceitos de matemática financeira e, principalmente, de juros compostos. Essa é a base para se tornar um investidor que consegue estudar, comparar e escolher as melhores oportunidades que o mercado apresenta, fazendo com que o seu dinheiro do cofrinho não perca valor ao longo dos anos.

A partir dessa lógica, já é possível estipular algumas metas de curto, médio e longo prazo. Assim, será possível separar da sua mesada uma parte destinada a curtir os programas de sua idade, como festas e idas ao shopping, mas também uma outra parcela para poupar, investir e conseguir comprar um carro quando fizer 18 anos, por exemplo.

Nesse contexto, o próximo passo é abrir uma conta em algum banco, de preferência com serviços digitais e que ofereça praticidade, gratuidade e assistência necessária. Essas ferramentas irão te auxiliar a investir seu dinheiro e podem ser o primeiro passo para que você tenha contato com uma assessoria de investimentos. Nessa tarefa, você precisará apenas de um RG, CPF, comprovante de residência e autorização formal dos responsáveis.

Por fim, e talvez mais importante: consiga dinheiro. Seja pedindo uma mesada, pedindo que seus pais ou parentes te deem dinheiro em troca do presente de aniversário, ajudando colegas de escola com reforço em matérias que você seja melhor, seja vendendo algo na escola como doces, ou iniciando sua jornada no mercado de trabalho como menor aprendiz durante as férias escolares. Existem diversas possibilidades de ser remunerado antes de atingir a maioridade.

Se você acha alguma dessas tarefas difíceis, lembre-se: sem esforço, não há conquista e quanto antes começar, mais cedo alcançará a sua independência financeira para realizar seus sonhos!