instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

viagem.jpg

Viagem de férias: sonho distante ou planejamento?

Nas finanças pessoais, a organização e definição de objetivos é fundamental para o sucesso, como já abordado. Contudo, além de visar a independência financeira, os momentos de lazer não podem ser deixados de lado. Afinal, o esforço de poupar, economizar e investir precisa ser recompensado a fim de que todo o planejamento valha a pena.

Mas não se esqueça: para curtir as férias, também é preciso se programar!

Acompanhe Ana Porto no Programa Mundo Business

Algumas dicas que podem te auxiliar

Você se lembra da reserva de emergência, do atingimento de sonhos e da aposentadoria? Se elas estiverem bem estruturadas, há espaço para seu lazer! Então, quando serão suas próximas férias? Pretende viajar sozinho ou em família? Já pensou no destino dos sonhos? Sabe quanto irá custar aproximadamente?

Quando você conhece seu orçamento mensal, suas receitas e despesas, agendar a viagem dos sonhos se torna uma tarefa mais prazerosa, simples e possível. É claro que em um curto período de tempo, nem sempre há a possibilidade de economizar toda a quantia necessária a fim de efetivar esse objetivo. Mas a principal tarefa consiste na persistência com os planos.

Assim, se a viagem que deseja fazer, custa em média R$ 2 mil, avalie: poupar R$ 80 por mês em dois anos será o suficiente? Contudo, você pode pensar que daqui a 2 anos esses custos estarão mais altos. De fato, isso pode ocorrer. Apesar disso, com as ferramentas acessíveis na internet, é possível adotar a  lógica reversa: pesquise e contrate a viagem agora e pague de forma parcelada e sem juros. Mas claro, esse fluxo de despesas deve caber no seu bolso, para que seu orçamento não fique desorganizado. Em geral, foque em pacotes com hospedagem, passagem, alimentação e passeio incluídos, que na maioria dos casos são mais vantajosos e evitam gastos extras no momento da viagem.

Pesquise, programe, sonhe, pois apenas essa recompensa final irá te mover.

Por fim, ressalto: ao contrário do que alguns pensam, não nasci em berço de ouro e nem com condições financeiras vantajosas. Sempre precisei programar minhas viagens e me organizar. Minhas conquistas e realizações são frutos de minha educação financeira, planejamento e esforço. E essas experiências me motivaram a assinar a coluna e divulgar conhecimentos sobre finanças pessoais.