instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

consumismo.jpg

Consumismo: um hábito entre os brasileiros?

Segundo pesquisa divulgada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 32,7% dos consumidores brasileiros afirmam que apenas às vezes ou nunca avaliam se realmente precisam do produto a fim de não se arrepender, antes de ir às compras. Esse valor aumenta para 35,7% nas classes C, D e E.

Nesse contexto, a falta de planejamento e o consumismo podem ser alguns dos impasses que impedem a população de economizar, poupar e investir, revelando um gargalo na educação financeira do país.

Acompanhe Ana Porto no Programa Mundo Business

 

O que a pesquisa nos mostra?

Além dos dados revelados acima, aproximadamente 45% dos entrevistados não conseguem resistir às promoções e efetuam compras que não estavam planejadas no orçamento. Por outro lado, também foram notadas algumas posturas em relação ao dinheiro, que refletem a falta de educação financeira no país: 19,3% sempre ou frequentemente acham mais importante gastar dinheiro hoje, do que guardar para o futuro. Mesmo assim, 77,1% garantem que evitam esse comportamento.

Além disso, 28,6% dos casos apurados dizem que “dinheiro existe para gastar”, em detrimento aos 68,5% que afirmam nunca pensar deste modo. Ainda, 38,3% sempre ou frequentemente pagam suas compras parceladas, com o objetivo de manter o histórico de bom pagador e poder consumir mais no futuro.

Mas vale ressaltar que os cortes de despesas também fazem parte da rotina dos brasileiros. Aproximadamente, seis em cada dez dos entrevistados fazem em casa muitos serviços que poderiam ser contratados fora, como manicure, pet shop, cinema e lanches, visando a economia de dinheiro.

Cuidado, o consumismo pode prejudicar o planejamento financeiro

Ao longo da vida, é importante consumir bens e serviços para usufruir dos benefícios do trabalho duro e da dedicação. Contudo, ao perder o controle sobre o consumo e despesas com bens que não são necessários, você pode comprometer toda a sua vida financeira e os planos futuros. Por isso, tome cuidado com as promoções, compras parceladas e aquisições desnecessárias. Isso pode colocar todo o seu planejamento e trabalho em jogo e, no pior dos casos, gerar dívidas. Lembre-se sempre: o equilíbrio é tudo!