instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

bcbs.jpg

Selic x CDI: você sabe qual a diferença?

Se você é um investidor, principalmente de renda fixa, provavelmente já está familiarizado com os termos “Selic” e “CDI”. Afinal, o rendimento dos seus títulos estão atrelados a esses indicadores. Contudo, apesar de estarem ligados, existem diferenças conceituais e práticas entre ambos os conceitos. Entenda!

Acompanhe Ana Porto no Programa Mundo Business

Distinções e semelhanças

A taxa Selic é taxa de juros básica da economia brasileira, ela é utilizada como base para outras taxas que a utilizam como referência para empréstimos, financiamentos e investimentos. Os rendimentos de diversos produtos estão ligados diretamente ou indiretamente à elas, como títulos Tesouro Selic, caderneta de poupança e fundos Tesouro Selic. 

Seu valor é definido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em reuniões realizadas a cada 45 dias, como ocorreu na semana anterior, atingindo o patamar de 4,25% ao ano.

Por outro lado, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), são operações de curtíssimo prazo entre os bancos, de apenas um dia, por exemplo. Isso significa que uma instituição financeira  "pega dinheiro  emprestado" com outra, a fim de não fechar o caixa “no vermelho”. E a taxa DI é justamente a taxa média praticada nessas operações entre os bancos, sendo divulgada diariamente

Vários investimentos como LCAs, LCIs e CDBs, utilizam o CDI como indexador e referência.

Vale ressaltar que o CDI acompanha os movimentos da taxa Selic e tem valores muito próximos , por esse motivo existe muita confusão entre ambos.

Como acompanhar esses indicadores?

É possível acompanhar as expectativas para os juros básicos da economia - SELIC- através do  “Focus - Relatório de Mercado”, publicado semanalmente pelo Banco Central do Brasil (BC). É  importante acompanhar essa evolução para uma tomada de decisão mais assertiva em relação ao seus investimentos, visando acompanhar esses movimentos para buscar melhores rentabilidades.

Vale lembrar que, em cenários de alta de SELIC é importante se posicionar em produtos pós fixados e tomar mais cuidado com os produtos prefixados.