instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

bancosdigitais.jpg

Bancos digitais: os novos queridinhos do brasileiro

Segundo a Accenture, os brasileiros nunca foram tão adeptos aos bancos digitais: em fevereiro deste ano, 44% dos entrevistados para o levantamento já usavam bancos digitais. Esse volume é bem superior à média global de 23%.

Outro pesquisa, da UBS Evidence Lab, revelou que, em 2020, a parcela de downloads desses aplicativos ultrapassou a de instituições tradicionais do mercado bancário do país. Em 2019 os grandes bancos ocupavam 52% dessa fatia e os novos players ficavam com 48%. Atualmente, a posição se inverteu e os bancos digitais estão com 52%  e prometem evolução ainda maior ao longo de 2021.

Acompanhe Ana Porto no Programa Mundo Business

Quais as vantagens?

A facilidade e praticidade são os principais atrativos dos bancos digitais. Além disso, o detalhamento das finanças pessoais do usuário são outras vantagens apresentadas por plataformas como o BTG+, já abordado anteriormente.

Outros fatores relevantes são as experiências personalizadas, com conta gratuita, sem taxas de abertura ou manutenção. Além disso, algumas até oferecem a possibilidade de escolher e personalizar seu próprio cartão de crédito, incluindo benefícios.

Ainda, a economia de tempo e o conforto do usuário que evita sair de casa para resolver questões financeiras, além da redução na burocracia também, são fatores que influenciam na decisão do usuário. Em suma, basta ter um smartphone, baixar os aplicativos e abrir suas contas.

Como escolher a melhor alternativa?

Em meio a esse movimento de expansão dessas instituições, os usuários ficam na dúvida entre as opções do mercado e qual se adapta melhor às suas demandas. Por isso, busque plataformas que ofereçam benefícios flexíveis, que não incluam ofertas empacotadas e contrapartidas indesejadas.

Por outro lado, e talvez o mais importante, procure um banco de confiança. Segundo a  Accenture, apenas 33% dos brasileiros confiam em bancos para cuidar do bem-estar financeiro de longo prazo. Assim, é fundamental buscar instituições que transmitam credibilidade e realizem bons atendimentos digitais.

Também, a fim de cumprir com o propósito, os aplicativos devem ser acessíveis e contar com uma interface intuitiva para o usuário. Por fim, escolha aquele que te auxilia no controle e acompanhamento das finanças pessoais, fornecendo relatórios e categorização de gastos, por exemplo.

Em suma, busque aquele banco digital que te deixe no controle de tudo!