instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

duvidas1.jpg

70% dos brasileiros dizem não saber nada sobre investimentos

Pesquisa mostra que 7 em cada 10 brasileiros não sabem como obter os melhores retornos, de acordo com a pesquisa Hábitos dos brasileiros em relação ao uso do dinheiro, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Este cenário é um reflexo da falta de educação financeira no país, mas pode ser revertido.

Acompanhe Ana Porto no programa Mundo Business do último domingo

Destrinchando os resultados

A pesquisa mostrou que a maioria dos brasileiros não se sentem preparados para investir. Apenas 38,2% afirmam se sentirem sempre ou frequentemente confiantes quanto à sua capacidade de identificar bons investimentos.

Além disso, 37,7% sempre ou frequentemente sabem os investimentos que possuem as melhores taxas de retorno, considerando sua realidade, enquanto 34,1% dizem saber quais investimentos devem escolher para obter o máximo possível de retorno. Vale ressaltar que o número de pessoas que sabem escolher investimentos apenas diminui quanto menor é a renda.

Como resolver esse problema

Se você não sabe discernir em quais produtos investir, há três cenários. O primeiro é não poupar e, consequentemente, não investir, trazendo uma vida sem segurança e pouco sustentável no longo prazo. Ou você vai acabar escolhendo os investimentos errados, sem avaliar a relação adequada entre risco e retorno. E pior ainda, pode acabar poupando e perdendo seu dinheiro para a inflação, pois não sabe onde investi-lo para que ele trabalhe para você.

Isso se deve principalmente em função da educação financeira deficitária no país. Mas não está tudo perdido, este cenário deve se reverter cada vez mais nos próximos anos. Além disso, uma assessoria de investimentos qualificada é extremamente importante nesse processo, trilhando os melhores caminhos de investimento, visto que estes profissionais estão focados em acompanhar o mercado diariamente e identificar as melhores oportunidades de retornos.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.