instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

b3-brasil-bolsa-balcao-768×444-1.png

4 mentiras que te contaram sobre investimentos

Durante toda a sua vida você cresceu acreditando em algumas crenças sobre dinheiro, finanças e investimentos. Mas quando chega a hora de realmente administrar o seu dinheiro, é fundamental saber a verdade para que você viva da forma mais confortável e sem crenças limitantes.

Acompanhe Ana Porto no programa Mundo Business do último domingo

Conheça as mentiras que te contaram

1) "Ainda sou novo para começar a poupar para a aposentadoria"

A ideia de que você é novo e tem que “viver a vida” no lugar de se preparar para o futuro é equivocada, pois com equilíbrio e foco é possível fazer as duas coisas. Além disso, quanto mais tempo você demorar para começar a investir e poupar para a aposentadoria, maior deverá ser o valor poupado ao longo dos anos para que você acumule um patrimônio suficiente, para arcar com seu custo de vida no momento em que parar de trabalhar.

Assim, se você começar a poupar desde já, mesmo que pouco, os juros compostos farão efeito ao longo dos anos, o que permitirá que você tenha um patrimônio maior e possa se utilizar da renda passiva para se aposentar mais cedo e sem depender do governo.

2) "Investir em ações é arriscado demais"

Você provavelmente já ouviu esta afirmação. Realmente a renda variável possui maior volatilidade em relação a outros investimentos mais conservadores. Mas o que você provavelmente não ouviu, é que o grande risco do mercado de ações está na falta de conhecimento. Por isso, o segredo é ser realista e focar no longo prazo.

Nesse sentido, ao comparar a média do mercado de ações, por exemplo, no longo prazo, você verá que o desempenho destes ativos fica acima da média do mercado de títulos de renda fixa, mesmo que você tenha um perfil mais conservador, pode sim investir em ativos de maiores risco com uma parcela de seu dinheiro.

3) "Investir é coisa de rico"

Este é, sem dúvidas, um dos principais mitos difundidos por aqueles que ainda não possuem tanto conhecimento sobre mercado. Hoje é muito fácil investir: a corretora pode ser acessada pela tela do seu celular, é possível investir com menos de R$ 50 no BTG Pactual, por exemplo, e a informação está muito mais difundida do que já foi alguns anos atrás.

4) "Você tem que ser um gênio para investir"

Afirmações como a de que você precisa ser um especialista ou um gênio para investir são muito comuns. Pessoas falam que é necessário saber fazer cálculos complexos ou ter algum curso para isso.

Você não precisa fazer isso sozinho! Pode contar com uma assessoria de investimentos especializada. Estes profissionais ficam 100% focados nisso no decorrer do dia, de forma a aproveitar as melhores oportunidades de investimentos para você.

Por fim, há muitas informações disponíveis para que você possa acompanhar o mercado, como a própria coluna que escrevo neste momento.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.