instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

tim-paulawitz_gettyimages_relogio_atomico_fb.jpg

Não tem como ganhar dinheiro sem uma rotina de investimentos

Quando falamos de investimentos, uma das etapas mais complicadas é tornar eles uma rotina. Isso porque no curto prazo, a recompensa geralmente não é muito satisfatória. Contudo, ao longo do tempo, as aplicações geram frutos que podem fazer o seu dinheiro trabalhar por você e potencializar seu patrimônio. Mas como conciliar ambos os cenários?

Crie uma rotina!

A grande maioria dos atletas que se deram bem na vida e ganharam dinheiro tinham uma rotina de treinos. O mesmo vale para grandes empreendedores e quaisquer pessoas que tiveram sucesso.

Ou seja, o ponto chave dos resultados é a organização e o hábito. Nesse sentido, não poderia ser diferente para finanças e investimentos. É muito importante que você crie uma rotina para escolher seus ativos, definir metas, seus valores, fazer as divisões entre classes e segmentos de produtos, entre outras questões.

Defina datas para realizar cada ação, você pode até mesmo marcar no seu calendário ou agenda, para que nunca passe em branco. As metas também precisam ter prazo para serem atingidas.

Como criar uma rotina de investimentos?

Rotina diária

Se você investe em bolsa, entre uma e meia hora antes da abertura do mercado, que ocorre às 10h, leia as principais notícias sobre o mercado e procure fatos relevantes das ações e fundos imobiliários que você possui.

Na abertura também é interessante que você acompanhe o desempenho dos ativos, apesar de, para investidores de longo prazo, os movimentos diários não serem tão interessantes. No entanto, ao ver um movimento exagerado em algum ativo, vale verificar se há fundamentos para tais reações.

Rotina semanal

Na rotina semanal você pode fazer uma avaliação de como seus ativos estão alocados no portfólio e se algum movimento ao longo da semana distorceu sua alocação.

Rotina mensal

Na rotina mensal, você pode analisar o desempenho da sua carteira nos últimos 30 dias, vendo se o desempenho é justificado no longo prazo ou não. Além disso, pode realizar a atualização de rentabilidade a depender do sistema que você utiliza para tal tarefa. Nesse sentido, aplicativos de gerenciamento de carteira podem até mesmo te auxiliar nessa tarefa.

Rotina anual

O ideal é que ao final do ano você faça uma retrospectiva de rendimentos, verifique se as metas estabelecidas foram cumpridas e se há necessidade de ajustes em sua estratégia.

Vale ressaltar que esses passos podem mudar de acordo com a sua estratégia e objetivos. Portanto, vale ficar de olho para adaptar da melhor forma possível e contar com a ajuda de uma assessoria especializada caso necessário.