instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

Casal-brigando.jpg

Dinheiro é a 2ª maior causa de divórcios no mundo

As preocupações com dinheiro sempre existiram na vida dos casais. E isso tem se mostrado cada vez mais verdade, em um momento em que os divórcios estão aumentando, e uma das principais justificativas são os conflitos por questões financeiras.

De acordo com Gustavo Cerbasi, no livro Os segredos dos casais inteligentes, os problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo, atrás apenas da infidelidade.

Além disso, pesquisa com mais de 2 mil britânicos realizada pela firma de advocacia Slater e Gordon mostrou que as preocupações com dinheiro estão no topo da lista de razões pelas quais os casais se separam.

Realidade financeira impacta nos casamentos

Segundo a pesquisa britânica, um em cada cinco divorciados disseram que questões financeiras foram a maior causa de conflitos conjugais. Além disso, mais de um terço afirmaram que as pressões financeiras eram o maior desafio para seu casamento. Ainda, um quinto dos entrevistados culpou o parceiro por gastar demais ou não fazer um orçamento adequado.

Além disso, no Brasil, cerca de um em cada três casamentos terminam em divórcio. De acordo com pesquisa do SPC Brasil, cerca de 46% dos casais brigam por questões financeiras no país. Ou seja, a situação por aqui é ainda pior. Um dos fatores que mais agravam o problema é a situação de esconder gastos ou compras entre o casal.

Mas não adianta, pois a descoberta de uma dívida ou um dinheiro faltando pode ser ainda pior, gerando grandes atritos e causando falta de confiança entre os parceiros. Nesse sentido, 51% dos casais culpam o cônjuge pelas dificuldades financeiras e 29% não revelam detalhes de suas finanças pessoais. Por fim, 15% acham que finanças não é um assunto para se conversar dentro de uma relação e há uma discordância extrema quanto à responsabilidade das partes dentro do casamento.

Falar sobre dinheiro não pode ser um tabu para o casal

Estes dados mostram que a falta de conversa sobre a vida financeira do casal é um dos principais problemas. Isso ocorre principalmente porque essa ausência de comunicação pode gerar um descontrole em relação aos gastos e ao orçamento doméstico.

Isso não significa que você precisa prestar contas para seu parceiro ou parceira sobre o que e com que está gastando. Mas principalmente se vocês não separam suas finanças pessoais, é importante definir metas juntos e se planejar em relação a isso.

Assim, é sempre melhor deixar as coisas claras para que o dia a dia fique mais fácil e vocês consigam construir alguma reserva financeira. Se isso for definido antes, as discussões no futuro serão evitadas.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.