instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

economizar.png

Como investir em ações para aposentadoria

A ideia de se aposentar apenas na velhice e por conta do governo já está defasada. Nesse contexto, cada vez mais pessoas estão investindo com foco na renda passiva, ou seja, aquele rendimento que você tem sem precisar dedicar tempo ou esforço para selecionar ativos.

Mas se engana quem pensa que os rendimentos constantes só podem ser obtidos por meio da renda fixa. Há muitas ações pagadoras de dividendos que oferecem menor volatilidade e risco, dando maior estabilidade ao investidor, com retornos por distribuição de lucros que podem chegar à casa dos dois dígitos no ano.

Ações pagadoras de dividendos

As ações podem ser uma forma de obter bons retornos para alcançar a aposentadoria. Nesse sentido, boas pagadoras de dividendos são um bom caminho, assim como de Juros Sobre Capital Próprio (JCP) e outros tipos de proventos.

Os dividendos são nada mais nada menos do que a forma como as empresas distribuem seu lucro aos acionistas. Mas este lucro não precisa ser totalmente revertido em dividendos, pois parte dele é destinado ao reinvestimento na própria empresa.

Portanto, as principais empresas pagadoras de dividendos são aquelas que distribuem um grande percentual de seus lucros, além de terem margens de lucro altas. Mas o que isso significa é que, após descontados os custos e outros encargos, o percentual restante é alto em relação a receita total.

Assim, em empresas boas pagadoras de dividendos, os retornos podem chegar a dois dígitos. O BTG Pactual possui uma carteira recomendada de dividendos, que inclui a Vale (VALE3) por exemplo, para a qual o banco projeta um dividend yield (d.y.) de 12% em 2021 e 14% em 2022. Já para a Taesa (TAEE11), que também está na carteira, a projeção é de um d.y. de 15,4% em 2021 e 8,8% em 2022.

Vale destacar, por fim, que ações pagadoras de dividendos geralmente são mais estáveis e seguras para investir.

Há outras formas de investir para se aposentar

Além das ações, há diversas outras formas de investir para a aposentadoria, como os fundos imobiliários, que distribuem rendimentos mensais. Ou mesmo os fundos de ações e previdência privada, por meio da qual você faz aportes durante um tempo, e pode retirar seus ganhos de forma gradual ou em apenas um montante.

Vale ressaltar que aplicações como a previdência privada te auxiliam a não depender do governo para se aposentar, mas que este não é seu único o benefício : ela também serve para projetos de longo e médio prazo, como a faculdade de seus filhos, por exemplo.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.