instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

shutterstock_788350969.jpg

Quanto poupar para sua aposentadoria?

Já falamos sobre como é importante ter uma previdência privada, visando objetivos de médio e longo prazo, seja a aposentadoria ou mesmo outras questões, como a faculdade dos filhos. Dessa forma, além de não depender do governo para se aposentar e/ou ter uma vida confortável, você poderá contar com alguns benefícios, como os benefícios fiscais, que podem fazer com que os rendimentos sejam tributados em apenas 10%.

Mas qual é o valor adequado para aportar em previdência ao longo da sua vida? É sobre isso que vamos tratar.

A contribuição depende dos seus objetivos

Em um primeiro momento, é necessário destacar que a finalidade da previdência são planos de longo prazo, e que a execução para isso deve ser constante.

Por isso, os fundos de previdência são criados para te dar um bom retorno no longo prazo, possibilitando a concretização de objetivos determinados ou da sua independência financeira. Mas para chegar lá você precisa, como em tudo na vida, se planejar!

De maneira geral, o ideal é investir cerca de 10% da sua renda em um fundo de previdência privada mensalmente, para que tenha um valor satisfatório no futuro. Porém, isso pode mudar caso a caso, de acordo com as suas metas, sua idade atual, seu padrão de vida, seu salário, perfil de risco e outras individualidades que podem alterar o valor final necessário ou o valor dos aportes.

Se planejando para aposentar na prática

Ao montar o seu plano de previdência, o primeiro passo é definir qual é o valor que você precisa para se aposentar. Para isso, saiba quanto você gostaria de receber de renda passiva no momento em que estiver aposentado e multiplique por 200, ao considerar um rendimento médio de 0,50% ao mês. Vamos considerar que você pretende receber R$ 15 mil por mês quando se aposentar, por exemplo. Dessa forma, o valor que precisa acumular é de R$ 3 milhões.

Depois, é a hora de fazer o cálculo inverso, considerando a rentabilidade do fundo de previdência ao longo dos anos, chegando ao valor que deverá poupar mensalmente para atingir o montante final necessário para a independência financeira.

Para que esse processo seja feito da melhor e mais assertiva maneira possível, o ideal é contar com um bom planejador financeiro para te auxiliar.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.