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Finanças de A a Z

por Ana Porto

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Com digitalização de serviços, Sicoob avança no mundo bancário

Com a pandemia, a tendência de digitalização do mundo bancário se intensificou. Com isso, apesar do receio de muitos brasileiros de controlar suas finanças de forma digital, o número de contas digitais em 2020 aumentou em 67 milhões!

Nesse contexto, o Sicoob registrou crescimento de 138,3% na abertura de contas digitais apenas no primeiro semestre de 2021.

Cenário de digitalização de serviços bancários

Cada vez mais os brasileiros estão acessando a serviços bancários por meio digital, algo que foi acelerado em virtude da pandemia, diante da restrições para comparecimento às agências, além do avanço da tecnologia e do pagamento do auxílio emergencial, que forneceu mais recursos para a população, fazendo com que recordes de aberturas de contas fossem batidos, ampliando o número de brasileiros bancarizados.

De acordo com levantamento da cooperativa Sicoob, oito em cada dez de suas transações foram realizadas em canais digitais, que incluem seu aplicativo, internet banking, WhatsApp e caixa eletrônico, com os quais o banco tem trabalhado para facilitar a vida dos clientes.

Segundo Ricardo Romualdo, gerente de Tecnologia da Informação e Serviços Digitais do Sicoob Central ES, ser digital passou a ser uma necessidade. “O processo de comunicação mudou e temos que nos aperfeiçoar continuamente, oferecendo aos nossos cooperados uma forma rápida, segura e prática de administrar sua vida financeira sem sair de casa. Com o celular, é possível ter todo o controle do dinheiro em suas mãos”, destacou.

Ele também destacou a preocupação do banco com a segurança. "Apesar de muitas pessoas ainda terem receios no manuseio por aplicativos, a tecnologia desenvolvida tornou o uso seguro e confiável", afirma.

Outras iniciativas notáveis de instituições financeiras

Para fornecer condições diferenciadas aos que usufruem de serviços bancários, o Banco Central tem promovido um ambiente melhor por meio do Open Banking, ou sistema financeiro aberto. Este é um sistema por meio do qual o usuário tem o controle de seus dados, podendo compartilhá-los com a instituição que quiser.

Isso deve facilitar a concorrência entre as instituições para oferecerem os melhores serviços. Trata-se de uma solução segura, gratuita, 100% digital e alinhada com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E o compartilhamento de dados pode ser interrompido na hora que você quiser!

Nesse sentido, as instituições bancárias já estão se preparando para o sistema, modernizando seus serviços.

Se preparando para isso, o Sicoob, por exemplo, criou uma solução que foi reconhecida com uma das premiações mais importantes de tecnologia em instituições financeiras: o Prêmio efinance 2018, na categoria Open Banking.

Além disso, a instituição conta com o aplicativo principal, em que é possível fazer o gerenciamento da sua vida financeira, o app Sicoobcard, para controlar compras e acompanhar faturas, o app Sicoob Moob, por meio do qual é possível ver as últimas atualizações sobre a cooperativa, como eventos, cursos, e ainda participar de votações como cooperado. Afinal, quem tem uma conta no banco também é sócio.

“Buscamos estar próximos dos cooperados e não medimos esforços para ofertar soluções adequadas para as suas necessidades”, pondera Bento Venturim, presidente do Sicoob ES.

E ainda há o app Sipag, meio para administrar vendas e visualizar rendimentos. O banco também vem disponibilizando recarga de serviços online, por meio da contratação de produtos e serviços de parceiros diretamente pelo aplicativo. Já foram movimentados R$ 72 milhões neste canal apenas em 2020.

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