instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

19658_01-miniaturas-de-carros.jpg

Brasil é 5º país mais caro para ter um carro. O que fazer?

O mercado brasileiro é um dos que possuem custos mais elevados para adquirir um carro 0 km e mantê-lo, de acordo com levantamento, na quinta colocação.

Mas vale sempre lembrar que a decisão de ter ou não um carro não é apenas financeira, mas também envolve sonhos e questões emocionais. Nesse sentido, veja quais fatores levar em consideração no momento de tomar essa decisão.

Os dados do levantamento são da consultoria britânica Scrap Car Comparison, que cruzou a renda média da população de 40 países com os valores cobrados por veículos 0 km e os custos com sua manutenção.

O que mostra o levantamento

O Brasil foi o quinto pior colocado na pesquisa, sendo que a compra e manutenção de um carro 0 km representa 441,89% do rendimento anual médio de um trabalhador brasileiro.

Um dos fatores que agravou esse cenário no último ano foi a pandemia. Primeiro porque ocasionou a alta do dólar, fazendo com que os preços dos veículos subissem devido às importações mais caras em função das peças importadas e muitas vezes do próprio veículo.

Além disso, os automóveis estão em falta no mercado devido ao aumento da demanda, mas com a oferta ainda baixa. E sem falar no aumento do preço dos insumos.

Assim, os preços dos automóveis novos dispararam no Brasil do ano passado para cá, também influenciando na alta dos preços de usados.

Vale a pena ter um carro? O que levar em consideração

A decisão entre comprar um veículo, alugar para o dia a dia, ou mesmo utilizar outros meios de transporte como ônibus e motoristas por aplicativo, envolve diversos fatores. Afinal, não se trata apenas de uma decisão financeira, mas também pessoal e emocional.

Há fatores como ter ou não uma família que podem te fazer optar por comprar um carro para ter mais conforto, por exemplo. Além disso, muitas pessoas cultivam há anos o sonho de ter seu carro próprio, de determinado modelo, design e na cor desejada.

Já na parte financeira, as questões para avaliar são muitas, a depender do quanto você utiliza o veículo, por exemplo. Se você faz trajetos maiores e roda mais km mensalmente, faz sentido não utilizar aplicativos, ao contrário de se você percorrer um pequeno trajeto apenas de casa até o trabalho e vice-versa.

Além disso, em função de juros baixos e financiamentos mais acessíveis, talvez para o seu caso valha a pena financiar. Já para saber se vale a pena financiar ou alugar, clique aqui. Ainda é importante lembrar que se você decidir comprar um carro à vista, deve levar em consideração o custo de oportunidade de investir aquele dinheiro que será gasto integralmente com a compra do veículo.

Por fim, analise o momento, e questões como o patamar de preço atual dos carros, tanto usados como novos. O momento atual, por exemplo, pode não ser o melhor, em função da alta dos preços mencionada acima.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.