instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

pensando-e1630366095707.jpg

Como investir com salário de estagiário

Muitas pessoas pensam que porque são estagiários e ganham pouco dinheiro não precisam e não conseguem investir. Isso se deve ao fato de imaginarem que não é uma quantia relevante para aplicar, mas estão completamente enganadas, pois quanto antes você começar a investir, mais fácil será para atingir sua liberdade financeira, principalmente pelo poder do nosso querido juros compostos.

Como poupar mesmo ganhando pouco

Em primeiro lugar você precisa se organizar e traçar metas de onde você pretende chegar. O que você pretende comprar com o valor poupado ao final de faculdade? O quanto isso é importante para você? E mais, tenha em mente a segurança de ter uma reserva para eventuais necessidades ou realização de um sonho. Nunca se esqueçam , antes pouco, do que nada.

Não são raros os casos de pessoas que “torram” tudo na faculdade e começam a ficar desesperadas no fim do curso, muitas vezes com medo de não conseguirem um emprego e a tão sonhada liberdade. No caso daqueles jovens que moram com os pais é ainda mais fácil acumular patrimônio durante a faculdade, pois as despesas de casa geralmente são arcadas pela família.

Tenha seus objetivos claros, pode ser que você queira garantir ter seu apartamento próprio ao se formar, ou ter um carro, ou mesmo que seu dinheiro lhe renda dividendos o suficiente para pagar o aluguel. O objetivo do valor pode ser também relacionado à sua própria educação, como no caso de um intercâmbio ou outros cursos profissionalizantes.

Depois de traçar a meta, saiba quanto precisa poupar e investir por mês ao longo da faculdade para chegar lá. Por exemplo, se você quer juntar R$ 38 mil e sua faculdade tem uma duração de cinco anos, contando com uma taxa de juros alta de 10%, o que é mais fácil de conseguir em prazos maiores como este e por vezes correndo mais risco, você teria que poupar R$ 500. Para quem mora com os pais e já tem moradia e alimentação pagas é bem fácil acumular esta quantia.

A partir disso você poderá separar as porcentagens que destinará para cada finalidade, como alimentação, lazer, educação, moradia (caso tenha esse custo), transporte, entre outros. A partir dessas metas traçadas se mantenha firme para cumpri-las.

Vale ressaltar que questões como comer um lanche na cantina da faculdade ou próximo ao trabalho podem ser o grande veneno para juntar dinheiro. Reduza ao máximo seus custos e crie estratégias para ganhar mais dinheiro.

Ainda assim não tenho dinheiro o bastante

Se mesmo depois de seguir as dicas acima e cortar o máximo possível de custos você ainda não tiver dinheiro o bastante, busque outras fontes de renda. É o caso de vender coisas, como doces, prestar algum serviço para algo que você gosta, dar aulas particulares para seus colegas que têm dificuldade em alguma matéria. Isso pode variar muito a depender do curso, se você está na área de artes, por exemplo, há muitas pessoas que vendem desenhos por encomenda. Enfim, criatividade é sempre necessária.

Também há como fazer serviços como freelancer na sua própria área ou outra de afinidade. Depois de tudo isso, acho difícil que você não consiga poupar nem mesmo alguns reais por mês.