instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

101244050_dolarfuego.jpg

Você está entre os 9 em cada 10 brasileiros que não guardam dinheiro?

Sim! Somente 1 em cada 10 brasileiros guardam algum dinheiro. Isso significa que tem mais endividados no país do que poupadores! Os dados são de levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com apoio da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Vamos mostrar porque isso acontece e o que estes entrevistados afirmaram em relação à sua situação financeira.

Não poupar é o cerne do problema, mas vai além disso

O estudo mostrou que 70% dizem não ter capacidade de lidar com imprevistos financeiros. E o salário nem mesmo dá até o fim do mês! Estes, por sua vez, representam 60% da população. Tudo isso corrobora para o fato de que apenas um em cada 10 (10%) guarda algum valor do salário sempre ou frequentemente.

Ou seja, a maioria dos brasileiros vivem no limite dos gastos e não possuem reserva financeira, uma situação bastante preocupante.

E isso é um problema até mesmo para aproveitar a vida. Pois se engana quem pensa que juntar dinheiro impede que você viaje, se divirta e tenha uma boa vida. É exatamente o contrário: 61% dos entrevistados disseram que não aproveitam a vida por administrar mal o dinheiro. Ou seja, poupar e investir é exatamente o pré requisito para se viver bem, não tendo stress para pagar contas e sabendo que há onde cair morto, ao contrário do que diz o ditado. E, por fim, mas não menos importante, sabendo que será possível realizar sonhos.

Como fazer tudo isso? Simples: disciplina financeira.

Ao contrário disso, 57% dos brasileiros não planejam formas de assegurar o futuro financeiro. E 44% dos consumidores acreditam que não terão o que querem na vida por causa da situação financeira.

Pare de dar desculpas e encare a realidade

Apesar de tudo isso, apenas 19% admitem que tem deixado a desejar em relação ao cuidado com suas finanças. Não! É muito mais do que isso. Por isso, as pessoas precisam aprender a reconhecer que a organização das finanças precisa melhorar. Somente assim será possível viver bem e ter qualidade de vida.

Monte sua reserva de emergência, trace planos para a sua aposentadoria e para os objetivos de longo prazo em geral. Dessa forma, você não será como a maioria dos brasileiros.

Para isso, a Coluna Finanças de A a Z tem como propósito te ajudar diariamente nesta tarefa. Faça uma maratona dos nossos textos que te guiam nessa trajetória para melhorar sua relação com o dinheiro.