instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

Design-sem-nome-24.png

Viver de renda: quanto do salário investir?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a fração ideal do salário para destinar aos investimentos. Para isso, é claro que é necessário analisar as suas necessidades, mas existem alguns métodos que podem ser utilizados para dar sustentação ao seu controle/planejamento financeiro.

Nesse sentido, detalhamos abaixo o método 50/30/20, que elenca a porcentagem necessária a ser destinada aos gastos essenciais, não essenciais e à reserva financeira.

O Método 50/30/20

Este é um método simples e bastante utilizado para organizar seu orçamento, ou seja, fazer o controle de suas receitas, despesas e destinar a parcela para as reservas financeiras.

O primeiro passo é definir suas necessidades, aquelas coisas sem as quais não é possível viver sem, como moradia, plano de saúde, água, energia, alimentação, entre outros. Estas são as despesas correntes e o ideal é que se limitem a 50% da sua renda líquida — após deduzidas taxas e impostos. Já para gastos com lazer, roupas e bens de consumo não essenciais, poderá destinar até 30% da sua renda. Acredito que, como em tudo na vida, devemos buscar o equilíbrio. Assim, é essencial pensar no futuro, mas também é necessário atender aos seus desejos atuais e momentos de lazer, para que você veja sentido prático e prazeroso em seu esforço de trabalho.

Por fim, 20% da sua renda deverá ser destinada para formar reservas financeiras. Iniciando pela formação da reserva de emergência, passando pelas reservas destinadas para atingir seus sonhos e pela formação de suas reservas para aposentadoria. Dessa maneira, você conseguirá visualizar muito bem o montante disponível para cada caixinha dessas que citamos aqui.

Feito isso, veja como está seu orçamento atual para trilhar os próximos passos. Se você conseguiu dividir seus gastos nesta proporção logo no início de seu planejamento, perfeito! Mas, caso contrário, não se desespere, pense o que pode ser alterado, seja por meio da redução de despesas ou pelo aumento de receitas. Lembrando que, quanto maior o percentual que destinar para reservas financeiras, mais rápido irá atingir seus objetivos e sua independência financeira, logo, tente se esforçar e poupar o máximo possível sempre visando um percentual acima de 20% da sua renda líquida.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.