Rendimentos dos FIIs
Vale lembrar que trata-se de um produto de renda variável e suas cotas sofrem oscilações a todo momento de acordo com o reflexo de oferta e procura das cotas no mercado secundário. Outro fator a ser levado em conta é o cenário macroeconômico, pois quando está favorável, há um aumento na procura por imóveis e consequentemente os contratos de aluguel são reajustados de maneira positiva, gerando assim um aumento na rentabilidade dos fundos.
A regulamentação dos FIIs estabelece que, no mínimo, 95% dos lucros devem ser distribuídos, a cada semestre. Mesmo assim, a maioria dos FIIs fazem essa distribuição mensalmente, porém isso varia conforme a política de aplicações de cada FII.
Como falamos anteriormente, a distribuição de lucros é isenta de IR para pessoa física, porém algumas condições são necessárias para que isso ocorra: cotistas devem ter menos de 10% das cotas, o fundo deve possuir no mínimo 50 cotistas e as cotas do fundo devem ser negociadas exclusivamente na bolsa de valores.
É importante lembrar que, apenas os lucros são isentos. Quando efetuar a venda de qualquer valor e tiver lucro, ou seja, vendeu a cota mais cara do que comprou, você deverá recolher IR através de DARF, sendo devida a alíquota de 20% sobre o ganho de capital.
Segundo o site da B3, existem 358 opções de FIIs à disposição do investidor.
Dependendo de sua experiência no mercado e seu conhecimento sobre o produto, recomenda-se uma assessoria. Afinal, os FIIs são uma boa alternativa de renda passiva se o investidor conseguir optar por aqueles com bons fundamentos e boa gestão.
Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.