instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

iStock-1124503044-1024×576-1.jpg

Por que você ouve seus parentes na hora de investir?

Alguns investem em imóveis porque desde pequenos veem seus pais, tios e avós investindo, ou porque ouviram falar que é seguro e ganham um bom valor com isso. Outros acham que devem ter um “carrão”, mesmo sem capital e necessidade para tal aquisição, porque sempre viram seus conhecidos tratarem dele como um símbolo de status.

Mas o que não falam (ou não sabem) é que todas essas atitudes impedem, ou pelo menos dificultam, o enriquecimento.

Tome decisões racionais

Muitas das decisões financeiras tomadas pelas pessoas decorrem de exemplos como os que citei acima. São hábitos, geralmente não muito saudáveis, de pessoas com quem convivemos, do ambiente em que fomos criados, entre outros fatores.

Mas é extremamente equivocado continuar tomando decisões importantes como a do seu futuro financeiro, com base em achismos, crenças populares e hábitos familiares. Neste momento, o mais importante é ouvir especialistas com um bom histórico no mercado. E mais, não saia confiando em quaisquer pessoas que se dizem especialistas por aí, principalmente na internet, onde é tão fácil fingir que entende tudo sobre o que está falando.

Portanto, antes de seguir a dica ou conselho de alguém sobre como investir, pesquise sobre os fundamentos por trás daquele investimento. E mais, confira o track record, ou seja, o histórico, daquela pessoa.

Seu tio critica suas decisões financeiras, mas está devendo?

A maioria dos brasileiros, da mesma forma como oferecem conselhos inúteis sobre como investir, também estão cercados por dívidas. Já parou para pensar que aquele seu tio que te orienta a comprar uma casa própria, sem nem analisar antes se vale a pena, pode ser a mesma pessoa que vai sofrer com a queda do padrão de vida na velhice?

Dessa forma, destacamos sempre a necessidade de buscar pela informação antes de tomar decisões de investimento. Não compre um carro porque você ouviu falar que vale a pena, mas sim porque você calculou se ele faz sentido para as suas circunstâncias. Clicando aqui, você terá acesso a uma coluna em que explico como avaliar a tomada de decisão especificamente sobre o caso do carro.

Por tudo isso, na hora de investir, ouça especialistas na arte de construir riquezas! A Finanças de A a Z tem exatamente esse propósito, de comunicar da melhor forma possível às pessoas sobre esse desafio.