instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

a-verdadeira-histc3b3ria-de-natal-1.png

Como se planejar para gastos com datas festivas

Você faz questão de dar presentes em datas festivas como aniversários, Páscoa e Natal? Existem formas de gastar muito menos nestas datas que geralmente consomem muitos recursos. São ações como economizar no presente, se planejar e fazer pesquisas que fazem a diferença neste caso.

Falaremos hoje sobre isso e também sobre como fazer um bom planejamento para a sua própria festa.

Confira as principais dicas

Primeiro, defina que pretende comemorar. Por exemplo, se você não tem um namorado ou namorada, não faz sentido se planejar para o dia dos namorados. Ou mesmo você pode analisar qual é o seu ciclo mais próximo de amigos e familiares para já saber quando há a chance de precisar ter gastos desta espécie.

Além disso, se sua situação financeira não é das melhores, não há problema algum em restringir os presentes que você vai dar apenas para as pessoas mais importantes em sua vida.

Outro passo importante é definir um orçamento para as datas. Por exemplo, saiba quanto poderá gastar principalmente nas datas festivas comuns, como o Natal. E em datas como aniversários você pode colocar um preço padrão, que pode variar de acordo com a proximidade entre vocês.

Por fim, pesquise os presentes com antecedência, pois eles tendem a estar mais baratos em datas comuns do que em datas festivas. Por exemplo, na véspera da Páscoa um ovo de chocolate é muito mais caro do que meses antes. E em geral, se você for comprar dias antes, maior é a chance de você pagar mais do que pagaria até mesmo por falta de alternativas e desespero. Pesquise e procure antes de comprar.

Por que não investir?

Ter um orçamento mensal para presentes e eventuais festas é essencial. Todos os meses pegue um valor específico e destine para estas ocasiões. Se não precisar, coloque em alguma aplicação com alta liquidez, isto é, que você poderá retirar a qualquer momento, como um fundo de renda fixa, que seria específico para estas ocasiões.

Assim, nos meses seguintes você terá um colchão maior para isso e não precisará retirar tudo do seu salário para bancar as despesas do dia a dia, fazendo com que o orçamento daquele mês especificamente não fique apertado e você possa manter uma constância em seus aportes de investimentos mensais.