instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

tempo-hora-morte-1.jpg

O que são investimentos de curto, médio e longo prazo

Um mês ou mais de uma década? Qual é o tipo de investimento que você prefere fazer? O tempo que você deixa seu dinheiro aplicado influencia na rentabilidade do investimento. Mas o prazo ideal para a aplicação deve ser definido com base em alguns critérios, como quando você precisará deste recurso. Por isso, explicamos hoje o que são investimentos de curto, médio e longo prazo, de forma a embasar sua escolha de tipo de investimento.

Quais são os prazos dos investimentos e como isso influencia na sua carteira

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), há três principais “prazos” para definir os investimentos:

O prazo que você vai escolher depende de vários fatores, como os objetivos nos quais você pretende utilizar o recurso, se são distantes ou próximos. Se for para a aposentadoria, por exemplo, poderá aplicar em prazos bastante longos em busca de melhores retornos. Mas se for destinado para objetivos mais próximos, como uma viagem de fim de ano, os investimentos de curto prazo fazem mais sentido.

Vale lembrar, porém, que outras questões precisam ser levadas em consideração, como liquidez, volatilidade e risco. Não faz sentido, por exemplo, aplicar em ações muito arriscadas, mesmo que seja um investimento de curto prazo, se seu objetivo for bancar uma viagem próxima. Afinal, o preço das ações pode estar mais baixo no momento em que você precisar devido às oscilações naturais do mercado, em função das circunstâncias daquele momento.

A definição do prazo é o primeiro passo

Por tudo isso, a definição do prazo dos seus investimentos deve ser primeiramente levada em consideração para, depois definir quais serão as aplicações em que você efetivamente aplicará. Ou seja, esse é um dos primeiros passos para investir.

Inclusive, como já falamos, se você estiver disposto a deixar seus valores alocados por mais tempo, as opções de investimento tendem a ser mais interessantes, lógica que se aplica nos ativos em geral, mas principalmente nas aplicações de renda fixa.

Além de taxas maiores como prêmio para deixar seu investimento travado por mais tempo, não podemos esquecer do poder do juros compostos que são responsáveis por acumular o seu patrimônio de forma exponencial.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.