instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

1896895238-criptomoedasd2l1do7.jpg

Não entre em criptomoedas se isso não é para você

Parece que estamos vivendo uma epidemia de compradores de criptomoedas, as moedas digitais que são tidas por muitos como a chance da vez de multiplicar o patrimônio e enriquecer. Com um futuro incerto em relação ao destino das criptomoedas, podendo dar muito certo ou muito errado, o problema é que muitas pessoas sem perfil para investir nestes ativos estão comprando moedas como bitcoin, ethereum, dogecoin, entre outras.

Observe sempre o seu perfil de investidor

Não é novidade que as criptomoedas são ativos extremamente arriscados, principalmente por não ser algo ainda muito consolidado em transações comerciais, que possui riscos relacionados a regulação em alguns países, entre outros fatores. Além disso, a volatilidade é bastante alta, ou seja, elas têm grandes variações de preço, fazendo com que seu patrimônio fique bastante instável ao alocar nesse tipo de ativo.

Se você não “tem estômago” para isso, não invista em bitcoins, é bem simples. Afinal, se seus investimentos não te deixam dormir de noite, não são a escolha certa para você. No mundo dos investimentos, classificamos os investidores com base nessa tolerância ao risco por meio do perfil de investimentos. Quem tem perfil para investimentos mais arriscados pode se expor mais às criptomoedas, enquanto para quem não tem tal perfil esse tipo de alocação pode não ser tão bem tolerado.

São basicamente três os perfis de investidores: arrojado, moderado e conservador.

Para alguém arrojado, as criptos podem fazer sentido, desde que em uma proporção controlada na carteira, de no máximo 4%. Já para uma pessoa moderada, 2% da carteira nestes ativos pode ser mais razoável. Por fim, para investidores conservadores, o ideal é não alocar em criptomoedas.

Mesmo assim, para quem quer muito marcar essa posição, o segredo é colocar um valor que seja insignificante para você. Aquele dinheiro que não faria diferença na sua vida caso fosse perdido.

Por fim, a lição final é que se você não tem perfil para investir em criptomoedas, tenha cuidado com essa espécie de ativo e busque não se expor ou expor apenas uma parcela insignificante do seu patrimônio para que não venha a vender no momento errado do futuro e realizar perdas relevantes.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.