instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

shutterstock_705716659-628×353-1.jpg

Como pagar menos Imposto de Renda na declaração

O planejamento tributário é um dos principais aliados do investidor para tornar seus investimentos mais rentáveis. Nesse sentido, uma das principais aplicações com benefícios fiscais é a previdência privada, que oferece algumas vantagens no momento da declaração de Imposto de Renda.

 

Como deduzir do Imposto de Renda aplicações em previdência privada

A previdência privada é um tipo de investimento de longo prazo em que você aporta alguns valores e pode sacar o montante total ao final, ou mesmo usufruir de parcelas periódicas, semelhante com o que  ocorre com a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Um dos benefícios fiscais do regime PGBL, mais adequado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda e contribui  mensalmente para o regime geral ou próprio de previdência (RGPS- INSS ou RPPS- Servidor público), é a possibilidade de abater da base de cálculo do Imposto de Renda, o valor aplicado em previdência privada. Essa possibilidade é válida para um percentual  máximo de 12% de sua renda bruta anual tributável. Com isso, o imposto devido sobre aquele valor será pago apenas no resgate da previdência privada, que poderá ocorrer há qualquer momento, sendo que, quanto mais tempo aplicado menor será a alíquota de IR.

Neste caso, como somente há tributação no resgate do plano de previdência, até que isso ocorra, aquele valor irá  render juros compostos, o que auxilia na multiplicação do seu patrimônio, antes de ser pago à Receita Federal.

Além disso, a previdência privada possui outras vantagens, como a tributação apenas no resgate com alíquotas menores de acordo com o tempo, que podem chegar a apenas 10% no caso da tabela regressiva.

Não perca o prazo deste ano!

Para esse benefício entrar na declaração do Imposto de Renda (IR) do próximo ano, que é feito entre março e abril, é necessário aplicar o valor ainda em 2021, que é o ano base da declaração. Mas os bancos geralmente acatam a realização dessa aplicação até dia 18 a 20 de dezembro.

Por isso, vale ficar de olho para não perder a oportunidade de reduzir o pagamento do seu Imposto de Renda do próximo ano.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.