instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

a-verdadeira-histc3b3ria-de-natal.png

Como não ficar endividado no Natal

Você é aquela pessoa que se empolga com as festas de fim de ano? Que compra presentes para a família, faz as comidas mais gostosas e tem direito até a look especial para cada ocasião? É tudo muito bom, eu sei, mas o problema é quando chega a fatura do cartão e você não tem dinheiro para pagar. Quem faz isso já começa o ano com o pé esquerdo: pagando 300% ao ano de juros no cartão.

Para você não ser esta pessoa, hoje vamos mostrar como se planejar e economizar com as festas de fim de ano sem deixar a diversão de lado.

Dicas para não se endividar no Natal

1) Saiba quanto pode gastar

O primeiro passo é definir um orçamento. Qual é o valor que você tem disponível para arcar com as despesas de fim de ano? Saiba isso antes de ir às compras para que você não vá além do que pode pagar. Neste momento, lembre das dívidas pendentes e do que você pode precisar no futuro, como o dinheiro para pagar as contas do início do ano, como IPTU, IPVA e matrícula escolar.

2) Faça uma lista de presentes

Depois de ter seu orçamento, é hora de pensar nas pessoas que quer presentear, quais presentes pretende dar e quais comidas precisará comprar para a data. É importante ponderar as listas de acordo com o valor disponível. Afinal, se você gastar muito mais do que o previsto de nada adiantou o planejamento prévio. Se está faltando dinheiro, saiba colocar prioridade, como por exemplo presentear apenas os mais próximos.

3) Comparar preços

Principalmente em alta temporada, é natural que as lojas e supermercados tenham uma variação entre os preços dos produtos. Se vale a pena para você essa economia, gaste um tempo buscando as opções mais baratas. E hoje isso é ainda mais fácil com a possibilidade de comprar online.

4) Prefira compras à vista

Além de escolher os produtos mais baratos, pagar o máximo possível das compras à vista reduz bastante o custo, principalmente se você comprar em uma mesma loja. Geralmente, com uma quantidade maior de produtos, a margem para negociar descontos maiores aumenta. Assim, se você pretende comprar brinquedos para muitas crianças e os preços não estão variando muito entre as lojas, negocie um desconto para comprar todos na mesma.

5) Faça amigo secreto

A grande vantagem do amigo secreto é que todos precisam comprar apenas um presente para os familiares e todos saem com algo na mão, além de ser um bom momento de descontração entre família e amigos.

Por fim, é importante sempre lembrar que o momento do Natal não se trata apenas de presentes, então aproveite este momento com as pessoas especiais para você.