instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

homem-animado-em-jaqueta-jeans-preta-relaxando-com-a-namorada-retrato-ao-ar-livre-de-casal-feliz-explorando-a-cidade_197531-12259.jpg

Qual tipo de casal vocês são nas finanças?

Quando o assunto é casamento, uma das questões que mais geram problemas é a parte do “na riqueza e na pobreza”. Fato é que é muito mais fácil manter uma boa relação sem conflitos quando a situação financeira do casal é saudável. Não é à toa que cerca de 57% dos divórcios no Brasil são motivados por problemas financeiros, de acordo com o IBGE.

Nesse sentido, hoje vamos trazer os 5 perfis de como as pessoas geralmente lidam com o dinheiro: poupador, gastador, descontrolado, desligado e financista. Depois, vamos mostrar quais são as melhores combinações de perfis entre um casal. E então, será que o seu parceiro combina com você quando o assunto é dinheiro?

Os 5 perfis financeiros

Há basicamente cinco estilos de como lidar com o dinheiro, embora você possa se enquadrar em mais de um deles. Vejam em quais deles vocês se enquadram.

1) Poupadores

Sabem muito bem o quão importante é juntar dinheiro, restringindo ao máximo seus gastos, e muitas vezes são chamados de mesquinhos ou avarentos. Enquanto seu principal ponto positivo é a disciplina, muitas vezes eles podem acabar usufruindo muito pouco do conforto que o dinheiro poderia lhes proporcionar, além de muitas vezes se sentirem culpados ao gastar além do habitual.

2) Gastadores

Para os gastadores, o amanhã não importa, apenas o hoje. Sabe aquele conhecido endividado que sempre fala “mas eu tenho que aproveitar a minha vida enquanto sou novo”? É um típico gastador. Os problemas decorrentes desse perfil são os mais graves, com um futuro incerto, dependência extrema da permanência do emprego, falta de disciplina, entre outros. O resultado é quase sempre se afogar em dívidas.

3) Descontrolados

Eles não têm nenhum tipo de controle sobre as suas finanças e uma aversão completa à orçamentos. Deixam o dinheiro cair na conta e nem percebem o quanto está saindo. São aquelas pessoas que quando chegam ao fim do mês começam a comer somente macarrão porque o cartão ainda não virou e o salário não caiu. Ou pior, entram constantemente no cheque especial, pagam juros no cartão de crédito, entre outros.

4) Desligados

Os desligados gastam menos do que ganham, mas não sabem exatamente quanto. Poupam o que sobra, e se conseguem juntar algo, não há disciplina ou regularidade alguma nestes valores. Quando querem comprar algo com maior valor, parcelam a compra ou utilizam algum valor acumulado sem planejamento. Embora não pensem na aposentadoria e não tenham planos, estão em situação melhor do que os gastadores e descontrolados.

5) Financistas

Os financistas são muito rigorosos controlando os gastos para economizar, mas o objetivo principal não é poupar por poupar a todo custo como no caso dos poupadores. Geralmente metódicos, elaboram planilhas de controle, fazem um bom planejamento de suas finanças, fazem listas, estatísticas e projeções para basicamente tudo em sua vida financeira.

Além disso, eles entendem de investimentos, juros, inflação e mercado financeiro em geral, ao ponto de não apenas poupar, mas obter boas rentabilidades por meio dos valores poupados. Podem ser muitas vezes mal interpretados por amigos e familiares.

As melhores uniões entre perfis financeiros

POUPADOR + GASTADOR

Um tropeçando no outro. Os números sempre jogam contra o relacionamento e as brigam devem ser constantes. O gastador precisa adquirir maior disciplina e o poupador precisa entender as reais motivações para guardar dinheiro.

POUPADOR + DESCONTROLADO

Um puxando o outro. Geralmente, o poupador terá que remar sozinho para buscar os sonhos comuns, enquanto o descontrolado poderá frustrar seus objetivos.

POUPADOR + DESLIGADO

Um puxando o outro. Os poupadores tendem a tomar as rédeas da vida financeira do casal, mas pode haver frustrações por parte do desligado ao longo da vida.

POUPADOR + FINANCISTA

Tendência de começar “um puxando o outro” e evoluir para “a todo vapor”. Se o financista conseguir controlar os impulsos conservadores do poupador, será a união do sucesso financeiro. O poupador terá a missão de tirar o parceiro dos detalhes, e o financista a de desligar um pouco o parceiro.

GASTADOR + DESCONTROLADO

A todo o valor para a separação. Esse tipo de relacionamento é uma verdadeira bomba. Com um gastando tudo e o outro sem nenhum controle da situação, as brigas tendem a ser recorrentes.

GASTADOR + DESLIGADO

Um puxando o outro. Como um tende a gastar além da conta e o outro não se importa, a tranquilidade deve reinar no relacionamento.

GASTADOR + FINANCISTA

Um puxando o outro. No casamento da razão com a emoção, o sucesso dependerá da capacidade do financista provar que podem conquistar mais de forma planejada, curtindo a vida com segurança.

DESCONTROLADO + DESLIGADO

A todo vapor, mas para o caminho contrário. O descontrolado estará sempre levando o extrato bancário para o vermelho, mas o desligado estará ao seu lado para culpar a todo mundo (menos eles próprios) pelo problema. Assim, nunca conseguirão acumular riqueza.

DESCONTROLADO + FINANCISTA

Um tropeçando no outro. O financista pode convencer da importância da organização, mas não conseguirá persuadi-lo a praticá-la. Assim, será melhor se o financista assumir as rédeas.

DESLIGADO + FINANCISTA

Um puxando o outro. O financista tende a assumir o controle das finanças sozinho. Mas se ambos souberem lidar com o comportamento do parceiro, deve resultar em sucesso financeiro

Casais com o mesmo perfil

Todo relacionamento entre pessoas de mesmo perfil é "a todo o vapor", mas a direção depende do perfil.

POUPADOR + POUPADOR - O sucesso virá se encontrarem um sentido para o dinheiro.

GASTADOR + GASTADOR - O principal cuidado é evitar consumir 100% da renda e se endividar, mas geralmente a direção será a dos problemas financeiros na velhice.

DESCONTROLADO + DESCONTROLADO - Os descontrolados tendem a se atolar de problemas antes da velhice.

DESLIGADO + DESLIGADO - Esse casal pode ou não atingir suas metas. O diferencial será se contarem com a orientação de um especialista ou adquirirem planos de previdência.

FINANCISTA + FINANCISTA - Certamente o futuro financeiro está garantido, mas precisam olhar também para além dos números enquanto casal.

* As classificações são aprofundadas no livro Casais inteligentes enriquecem juntos, de Gustavo Cerbasi.