instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

costa-rica-praias_1.jpg

Você não precisa escolher entre investir e aproveitar a vida

Ao contrário do que muitos pensam, investir não é uma forma de acabar com a sua diversão, mas fazer com esta seja sustentável ao ponto de você ter condições de viver bem não somente hoje, mas também no futuro.

Nesse sentido, há métodos para investir e, ao mesmo tempo, aproveitar bons momentos da sua vida, de forma a manter um equilíbrio entre qualidade de vida no momento e pensamento de longo prazo.

Há momento para tudo

Ao fazer um planejamento financeiro, a ideia será sempre manter o equilíbrio. Nesse sentido, é muito comum a prática de dividir o orçamento com base em caixinhas, de forma a atingir suas metas e objetivos.

Nesse sentido, você deve ter uma parcela do seu patrimônio destinada para a sua reserva financeira e aposentadoria, é claro, mas também há a parcela para o lazer e para a realização de sonhos. Você pode realizar investimentos destinados especificamente para uma viagem, por exemplo, de forma a chegar mais rápido ao seu objetivo com a ajuda dos juros compostos.

Por outro lado, se você optar por fazer uma viagem sem dinheiro para tal, por exemplo, provavelmente acabará endividado e pagando juros no lugar de receber.

Se organize e trace metas

O primeiro passo para que você viva bem hoje e amanhã, é fazer um bom planejamento financeiro. Assim, passos como organizar seu dinheiro todos os meses é essencial, de forma a melhorar o seu controle financeiro.

Faz parte disso, saber o quanto ganha e gasta, definir os objetivos de quanto se pretende destinar para cada âmbito da sua vida e executar. Por fim, fazer bons investimentos irá garantir a sua sustentabilidade financeira. E, vale lembrar, a disciplina em seguir o que você se propôs também não pode ser esquecida.

Para fazer isso de forma mais fácil, há diversos aplicativos de gerenciamento de finanças pessoais, os quais você pode conferir clicando aqui.

Portanto, é possível aproveitar o melhor dos dois mundos. Basta se planejar e executar, sempre mantendo o equilíbrio.