instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

download-1.jpg

Arrisque enquanto há tempo!

Um dos dilemas dos investidores é quanto do seu capital pode ser “arriscado”. Isto é, qual é o valor adequado para alocar em renda variável, em que não há garantias de ganhos e perdas, mas os retornos podem exceder bastante a média, ou em renda fixa.

Há alguns fatores fundamentais para determinar esse percentual. Um deles pode ser a idade. Isso mesmo! A idade pode mudar a forma como você deve investir. Afinal, quanto mais próximo da aposentadoria, piores seriam as consequências de “perder tudo”.

Conheça seu perfil

Para definir bem onde aplicar o seu dinheiro, é fundamental conhecer o seu perfil e o seu momento de vida. Fatores como aceitação ao risco, necessidade de utilização dos recursos, planos a curto, médio e longo prazo, assim como idade, são os pontos principais para esta definição.

A concentração da alocação em ativos de risco como renda variável, deve ser feita em maior percentual no casos de pessoas que aceitam maiores oscilações e que não estejam próximas da fase de aposentadoria.

Isso se deve principalmente ao fator tempo, pois em caso de perdas em função de oscilação de mercado, pessoas mais jovens têm mais tempo para recuperar e fazer o recurso rentabilizar.

Cautela também é importante

Apesar disso, como toda regra, ela não deve ser levada a ferro e fogo. Há outras variáveis que podem e devem influenciar na sua tomada de decisão de investimentos, como a experiência e conhecimento no mercado de renda variável, o momento de mercado, entre outros.

Para entender isso, uma opção é contratar um planejador financeiro para entender suas necessidades e objetivos e adequar sua vida financeira a eles. E, assim, como nome já diz, auxiliar a planejar seu futuro.

Vale lembrar também que não é porque você está investindo em renda variável que deve colocar todo seu dinheiro em ativos muito arriscados. Diversificação é um fator extremamente importante para atingir seus objetivos financeiros.