instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

inflacao.jpg

Como complementar a renda e se proteger da inflação?

A inflação, como sempre, segue sendo a principal inimiga das finanças dos brasileiros. Mesmo reduzindo os gastos  mensalmente, o custo de vida só parece aumentar– ou seja, é possível comprar cada vez menos produtos com a mesma quantidade de dinheiro. Na coluna desta semana, vamos dar algumas dicas de como aumentar sua renda, com o objetivo de não ter que escolher entre pagar uma conta agora, ou depois.

O primeiro passo

Na hora de escolher uma atividade de complementação de renda, é necessário criatividade para sair da rotina. Procure saber quais são seus pontos fortes e alguma atividade que você saiba fazer muito bem e tente oferecer como serviço. Procure também peças de roupas, utensílios, materiais que você não precisa mais e venda. Se não têm utilidade para você, pode ter para outro, e esse outro está disposto a pagar por isso.

Para pessoas que possuem algum nível de habilidade manual, sugerimos a exploração de atividades como o artesanato, a costura, entre outros.

Se você não possui um talento natural com as mãos, você pode oferecer serviços que vão desde “botar a mão na massa” e prestar serviços de limpeza/organização em casas e escritórios, até o auxílio na organização de rotinas para pessoas que possuem dificuldades com a organização de seu dia-a-dia.

Outra possibilidade são atividades de tutoria. Por que não oferecer aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes, em matérias que você tem domínio? Não necessariamente precisando se restringir ao público escolar, mas oferecer aulas de habilidades que você possui e que outras pessoas gostariam de aprender. Muitas vezes, você pode ser bom em vendas e oferecer treinamentos e mentorias para pessoas e empresas.

Há também as atividades de complementação de renda que não requerem nenhuma habilidade prévia. Você pode transformar sua casa em um “hotel” para cachorros, disponibilizando lar temporário para os tutores que irão realizar alguma viagem e precisam de um lugar para que seu animalzinho fique bem.

Na mesma linha, você pode andar com os cachorros da sua vizinhança e cobrar por isso, afinal, nem todos têm a disponibilidade diária para cumprir essa tarefa muito importante para a manutenção da saúde do animal.

Você pode optar, em vez dos bichanos, oferecer sua casa para pais de crianças pequenas. Muitos, com suas rotinas de trabalho, necessitam de babás/creches para assegurar que seus filhos estão bem enquanto estão distante deles.

Não existe renda sem trabalho

Embora muito desejado, é uma tarefa árdua ter uma renda que não depende diretamente de suas atividades profissionais. A renda passiva, sonho de muitos brasileiros, só passa a ser algo em que você possa contar, depois de muito trabalho e investimento.

Então, na hora de remediar os impactos da inflação na sua vida, não há outra alternativa se não, se virar e tentar novas formas de trabalho para complementar a sua renda. Nem todos gostam de vender aquilo que compraram ao longo da vida, então, demos algumas dicas de como usar a criatividade e suas habilidades para ter aquele dinheiro extra no fim do mês.

Com a inflação crescente, é necessário estarmos sempre atentos aos nossos gastos, para evitar comprometimentos financeiros desnecessários. Se mesmo economizando, ainda está difícil manter todas as contas em dia, tente, com as dicas que passamos, bolar novas alternativas de renda.

*Esta coluna é atualizada semanalmente aos domingos.