instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

Casal-briga-dinheiro-1024×768-1.jpg

Falta de planejamento financeiro causa desentendimentos e atrasa a realização dos sonhos dos casais

Dinheiro é motivo de brigas para quase metade (48%) dos brasileiros casados. É o que aponta um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Gastos excessivos e discordâncias sobre prioridades são as principais questões. Para manter o equilíbrio financeiro e emocional, é fundamental compartilhar sonhos e metas com o parceiro.

Um terço dos casais brasileiros não possui planejamento financeiro

Durante o estudo, quase um terço (32%) dos brasileiros que moram com os companheiros relatou que não possui um planejamento financeiro do futuro do casal para os próximos 5 anos. Considerando os quase 70% que disseram ter feito planos, 30% não fazem nada de concreto para realizar as metas estabelecidas com o parceiro.

Não adianta um economizar para a fazer a viagem dos sonhos, enquanto o outro sai comprando tudo que vê pela frente. O casal precisa ter sonhos e metas em comum. Somente dessa forma vai conseguir se organizar para alcançar o que deseja e, assim, manter um relacionamento mais saudável e equilibrado financeiramente.

Diálogo e união de esforços para alcançar objetivos

Abaixo, você confere algumas dicas para acabar de vez com os desentendimentos dos casais por causa de dinheiro:

- Conversem sobre dinheiro e sobre a situação financeira do casal;

- Façam juntos o planejamento e o controle das receitas e despesas;

- Tracem objetivos em comum;

- Façam acordos.

Conversar sobre dinheiro deixa tudo mais claro. Planejar e controlar as receitas e despesas vai ajudar os parceiros a entenderem a real situação financeira do casal. É mais fácil ter o empenho de ambos quando há objetivos em comum e, fazendo acordos, o risco de ocorrerem desentendimentos diminui bastante.

Cada casal tem uma forma de lidar com o dinheiro. Alguns mantêm as contas separadas e não falam sobre dinheiro. Mas é importante enxergar que uma pessoa chega mais rápido, porém duas chegam mais longe. Somar esforços geralmente é sempre mais eficaz do que tentar alcançar objetivos de forma individual.