instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

cheque-especial-e1660245667541-1.png

Corra do cheque especial!

Tá sobrando mês no final do seu salário? Quando isso acontece, muita gente recorre ao cheque especial para conseguir cobrir as contas. Em determinadas situações de emergência ele pode sim ajudar, mas desde que seja usado por um prazo muito curto e com clareza sobre como será feito o pagamento.

Dinheiro extra com juros elevados

O cheque especial é como se fosse um empréstimo pré-aprovado. Os bancos deixam o dinheiro  disponível na conta para você poder usar a qualquer momento. Algumas instituições oferecem o crédito sem cobrar juros por até dez dias. Mas, depois desse período, começa a cobrança e é aí que mora o perigo.

Os juros praticados são muito altos, podendo chegar a 8% ao mês. O cheque especial é caro, porque o banco cede esse crédito sem pedir nenhuma garantia, diferentemente do que acontece com o empréstimo pessoal. Quem não repõe o dinheiro liberado pelo banco antes da cobrança dos juros pode acabar se enrolando.

Se utilizado de forma inteligente, o cheque especial pode te ajudar bastante a chegar ao final do mês com todas as contas pagas, sem passar tanto aperto. Porém o ideal é que você faça o planejamento, veja todas as contas que precisa pagar, se ficou alguma conta atrasada do mês anterior e assim comece o mês de forma mais organizada.

Quando o mês ficar muito apertado, priorize as contas com juros mais elevados e deixe as outras, com juros mais baixos, para pagar assim que o dinheiro entrar. Por exemplo: os juros sobre a conta de luz serão de 1%, se você deixar de pagar. Então por que utilizar o cheque especial pagando juros de 8%?

Fazer as contas é sempre a forma mais inteligente de melhorar as suas finanças e consequentemente a sua vida!