instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

10173124_8432.jpg

5 investimentos que mais combinam com o perfil de investidor conservador

Conhecer o seu perfil de investidor é importante porque te ajuda a identificar quais tipos de produtos são mais indicados para você antes de investir. Um terço dos brasileiros investe em produtos financeiros, segundo o Raio-X do Investidor. Se você faz parte desse grupo de pessoas ou deseja começar a partir de hoje, saiba que existem três perfis de como as pessoas lidam com o dinheiro: conservador, moderado e arrojado. O perfil conservador de investimento prioriza a segurança quando vai realizar aplicações financeiras. Se identificou?

O investidor conservador prioriza a segurança

O conservador é aquele que não gosta de oscilação, muito menos de perder qualquer valor. O moderado gosta da segurança do conservador, mas permite um pouco de oscilação visando mais rentabilidade, já o arrojado aceita maiores oscilações em busca de retornos financeiros.

Lembrando que os investidores conservadores são aqueles que não suportam oscilações nem a ideia de perder qualquer valor em suas aplicações. No entanto, o ideal é realizar investimentos em produtos que não ofereçam grandes riscos de perdas.

Geralmente os mais conservadores não gostam de manter o seu recurso preso em aplicações longas, seja por insegurança em relação ao tempo ou por necessidade de utilizar o recurso em um curto prazo.

A seguir, vamos entender as cinco aplicações que são mais indicadas para as pessoas que se encaixam nas características do perfil de investidor conservador. Confira:

Quais são os investimentos mais adequados?

1) Certificados de Depósito Bancário (CDBs) de liquidez diária: são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com a possibilidade de resgate a qualquer momento. Eles são atrelados à taxa Selic.

2) Tesouro Selic: são títulos de renda fixa atrelados à taxa Selic e emitidos pelo Tesouro Nacional. Existe a possibilidade de resgate a qualquer momento.

3) Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras que podem ser resgatados no seu vencimento.

4) Demais produtos de renda fixa prefixados ou atrelados à inflação, sejam CDBs, LCI ou títulos do tesouro pré ou IPCA.

5) Demais fundos de renda fixa, que são compostos por diversos títulos de renda fixa.

O tipo de produto e o seu prazo podem variar para cada investidor, pois mesmo que tenham o mesmo perfil conservador, cada um tem necessidades e conhecimentos diferentes, o que influencia muito na escolha do investimento.