instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

Captura-de-tela-2022-09-22-022211_Easy-Resize.com_.jpg

Ainda vale a pena investir na poupança?

Baixa rentabilidade é uma das desvantagens em investir na caderneta de poupança, porém os brasileiros continuam investindo na poupança por acreditarem estar mais seguros. Segundo o Raio-X do investidor brasileiro, publicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o produto financeiro preferido da população ainda é a poupança: 23% dos investidores aplicam na caderneta.

Motivos para não investir na poupança

A mesma pesquisa aponta que apenas 3% da população investe em fundos de investimento, 3% em fundos de investimento e 2% em títulos privados. Sem falar na marca de R$ 1 trilhão em poupança atingida ao fim de 2020.

O grande problema é que investir na caderneta de poupança não tem demonstrado benefícios de rentabilidade. Se você tem dinheiro na poupança, está na hora de repensar esse cenário.

Vou listar alguns motivos para você não investir na poupança. Lembrando que esta coluna não faz indicação ou sugestão de aplicações em nenhum produto específico, apenas esclarece as opções disponíveis no mercado.

A baixa rentabilidade continua sendo uma das principais desvantagens da poupança. Você, inclusive, pode estar perdendo dinheiro por optar por essa modalidade de investimento . Em alguns casos, os brasileiros podem sentir prejuízos no bolso.

Para definir a remuneração da poupança, a regra (para aplicações efetuadas a partir de maio de 2012) é calcular 70% da taxa Selic — taxa básica de juros — se esta estiver abaixo de 8,5% ao ano. Já com a Selic acima de 8,5% ao ano, a poupança passa a render 0,5% ao mês, acrescidos da Taxa Referencial (TR).

Os rendimentos da caderneta são menores que a inflação - medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Chamamos isso de rentabilidade real negativa, que é quando o seu dinheiro rende menos do que a inflação do período.

Um outro motivo é que o seu dinheiro só se rentabiliza após um mês. Se houver resgate antes da data, perderá todo o rendimento do mês. O que não é vantajoso para os investidores.

Uma boa notícia é que existem alternativas tão seguras quanto a poupança no mercado. Por isso, te digo: vale a pena conhecer mais sobre o mercado financeiro e as diversas opções de investimentos.

Como por exemplo, aplicar no Tesouro Direto ou nos investimentos de renda fixa que sejam garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e os títulos de letra de crédito (LCA e LCI). Estes são exemplos de alguns produtos que tem a mesma segurança da poupança, porém com melhor rentabilidade.