instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

investir-no-exterior-como-funciona-vantagens-e-como-investir.jpg

Sou brasileiro e quero investir no exterior. É possível?

Os brasileiros  têm buscado cada vez mais novas formas de aplicar o seu dinheiro e investir no exterior tem sido uma delas. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em 2021, o patrimônio nacional investido lá fora alcançou US$ 558 bilhões. Essa é a prova de que é possível investir no exterior com segurança, diversificando o patrimônio e diluindo o risco das oscilações do Brasil. Vamos conversar sobre algumas formas de investir lá fora sem precisar sair do Brasil para isso.

Conheça as possibilidades

Investir no exterior é uma forma de diversificação que gera equilíbrio de riscos, pois o investidor estará exposto em ativos de diferentes classes, em diferentes países e com diferentes moedas. Além de questões globais como pandemias, guerras, inflação.

Quando se investe apenas em ativos no Brasil, o investidor fica concentrado apenas nas questões internas que envolvem política, taxa de juros, entre outros fatores.

Quando se fala em investir lá fora, atualmente no mercado tem várias opções de se expor através de fundos internacionais que são feitos no Brasil, geridos por especialistas e concentrados na sua conta atual de investimentos.

Além de diversificação de investimentos, quem investe no exterior pode investir em fundos de grandes empresas globais e se beneficiar com os lucros que essas empresas geram.

Para dar esse passo, é preciso conhecer quais são as opções disponíveis no mercado estrangeiro. O BDR, por exemplo, é uma delas. Confira a seguir.

O que são os BDRs?

A sigla BDR significa Brazilian Depositary Receipts, do inglês Recibos Depositários Brasileiros. É uma espécie de certificado emitido por instituições e representa as ações emitidas por empresas listadas em outros países.

Por meio deles os brasileiros podem investir em companhias negociadas em bolsas internacionais utilizando a bolsa brasileira para isso, no mesmo home broker e/ou corretora em que é possível negociar as ações listadas no mercado nacional.

Para isso, há uma instituição que compra estes ativos lá fora e faz a “guarda” deles por aqui. Eles podem representar ações ou mesmo fundos de índices (ETFs).

O número de pessoas físicas que têm optado por investir em BDR aumentou de 130 mil, em 2020, para 1,4 milhão em 2021. Nesse mesmo período, a bolsa de valores registrou um aumento de investidores de 53,9% (de 3,2 para 4,9 milhões).

Se você tem interesse em investir no exterior, te deixo uma dica: procure um especialista em investimentos internacionais que te ajude a escolher qual é a melhor opção neste momento.

 

Esta coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.