Observe sempre o seu perfil de investidor
Não é novidade que as criptomoedas são ativos arriscados. A volatilidade também é bastante alta, ou seja, elas têm grandes variações de preço, fazendo com que seu patrimônio fique bastante instável ao alocar nesse tipo de ativo.
Este tipo de investimento tem muita oscilação, por isso ele é indicado para investidores com o perfil mais arrojado e que estão dispostos a lidar com grandes riscos.
As transações com criptomoedas funcionam da seguinte forma: por ser uma moeda digital ela é diferente de moeda física como euro, dólar e outras que conhecemos. Um exemplo conhecido é o Bitcoin, mas temos outras como Ethereum, Ripple, Litecoin entre outras.
Se você ainda é iniciante no mercado financeiro, é arriscado investir em bitcoins. No mundo dos investimentos, classificamos os investidores com base nessa tolerância ao risco por meio do perfil de investimentos. Quem tem perfil para investimentos mais arriscados pode se expor mais às criptomoedas, enquanto para quem não tem tal perfil esse tipo de alocação pode não ser tão bem tolerado.
As moedas digitais não são comercializadas no mercado financeiro e não podem ser utilizadas para suas compras do dia a dia. São comercializadas apenas no Blockchain, que é o sistema onde ocorrem os registros e autenticação das transações realizadas entre os usuários.
Para comprar é necessário se cadastrar em uma corretora de criptomoedas, transferir o dinheiro e comprar os bitcoins.
Fica o alerta: cuidado com pirâmides. Os golpes são muito utilizados principalmente pelo fato do mercado não ser monitorado pelos órgãos financeiros.
É uma tecnologia nova então não é bem vista pelos investidores tradicionais. Além disso, é muito importante que você estude o mercado antes de optar por essa modalidade de investimento.
Se optar por comprar, utilize uma parte muito pequena do patrimônio para limitar as perdas (caso ocorram).
Por fim, a lição final é que se você não tem perfil para investir em criptomoedas, tenha cuidado com essa espécie de ativo e busque não se expor ou expor apenas uma parcela não muito relevante do seu patrimônio para que não venha a vender no momento errado do futuro e realizar perdas relevantes.
Esta coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.