instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Finanças de A a Z

por Ana Porto

O-que-e-educacao-financeira-1.jpg

Despesas de final de ano: confira as dicas para preparar o seu bolso

Essa época entre dezembro e janeiro é comum as pessoas gastarem um pouco a mais. Isso porque acumula as festas de final de ano com a chegada do próximo, presentes para amigos e familiares, férias escolares, participação em amigos ocultos familiares e da firma, entre outras situações que você já está acostumado a enfrentar sempre que este período está próximo. Saiba que é possível ter um planejamento financeiro para dar conta de tudo isso e começar 2023 sem dívidas e pendências financeiras. Para te ajudar, aqui vão algumas dicas de ouro. Confira.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Tenha uma reserva de emergência

Se você já lê essa coluna há algum tempo, já sabe que é essencial para o seu futuro poupar e investir. Mas se você apenas fizer isso sem pensar em possíveis momentos de dificuldades, poderá ter problemas. Nesse sentido, em caso de perder o emprego, ou ter alguma doença que necessita de recursos para pagar tratamentos e remédios, por exemplo, você deve ter uma fonte fácil e acessível para retirar dinheiro e cuidar das suas necessidades. Isso é o que chamamos de reserva de emergência.

Ficou claro que a reserva de emergência é a parcela do seu patrimônio que deve ser guardada para eventualidades, né? O ideal é que a reserva de emergência seja suficiente para cobrir suas despesas. Afinal, não podemos esquecer que mais situações costumam aparecer nos primeiros meses do ano seguinte, pois vêm os gastos com matrículas, material educacional, uniformes, IPTU e IPVA.

Assim, se a sua despesa de início de ano é de R$ 3 mil, você precisará se organizar para que todos os meses uma quantidade de dinheiro seja reservada para reunir este recurso.

Será necessário poupar, aproximadamente, R$ 265 por mês durante 11 meses, aplicando em produtos de renda fixa com liquidez, como exemplo o Tesouro Selic ou CDB. Considerando uma rentabilidade média de 0,8% ao mês.

Use o dinheiro extra com sabedoria. Se estiver com os débitos em dia, outra estratégia é poupar o décimo terceiro salário para formar sua reserva de emergência e/ou separar para utilizá-lo com essas despesas.

Uma dica é pedir desconto para comprar à vista, mas caso não tenha, parcele sem juros no cartão. Deixe o seu dinheiro poupando e mensalmente tire da aplicação para pagar as parcelas do cartão.

Desta forma, deixará seu dinheiro trabalhando para você, rendendo juros até o momento de pagar as parcelas.

Não deixe para depois e comece o ano com o pé direito nas finanças. Planejamento financeiro adequado é fundamental neste momento tão importante do ano de festividades.

Esta coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.