ESTEJA COM OS MELHORES

Eu quero ser melhor a cada dia. Porque eu quero gerar mais valor para mim todo os dias. Isso vai me fazer mais feliz dia após dia. Isso é ser um egoísta racional, assunto sobre o qual já falei muito… E esta é a minha homenagem aos meus amigos e colegas de Líderes do Amanhã, […]

Por Marcelo Mendonça

Eu quero ser melhor a cada dia. Porque eu quero gerar mais valor para mim todo os dias. Isso vai me fazer mais feliz dia após dia. Isso é ser um egoísta racional, assunto sobre o qual já falei muito…

E esta é a minha homenagem aos meus amigos e colegas de Líderes do Amanhã, Ibef Academy, e Instituto Direito e Liberdade Econômica. Pois é, eu faço parte de 3 institutos de autoformação, nos quais, basicamente, me reúno com os melhores para aprender com eles.

Friederich Hayek, um de meus autores favoritos (a sua obra, “O caminho da servidão”, foi uma das mais impactantes a minha virada de chave para o Liberalismo), já dizia que o conhecimento precisa ser partilhado, visto que, quando concentrado apenas em um órgão, grupo ou instituição (tal qual o Estado Coletivista), somente os seus controladores possuirão conhecimento, sendo que os demais, simplesmente, serão escravos intelectuais ou mesmo físicos.

Por isso, depois de passar por três MBA’s profissionais, voltei o meu tempo e dedicação para esses institutos, nos quais todos estão dispostos a debater, discutir, discordar, concordar e evoluir. E tudo isso através da disseminação de conhecimento gerado a partir do próprio esforço dos associados.

Hoje, dia 10/11/2021, estou prestes a completar 35 anos, e o mais engraçado é que eu não canso de estar com essas pessoas e de querer aprender mais e mais com os conhecimentos que elas possuem; talvez porque eu “seja um louco” — como muitos dizem —, ou talvez porque eu seja um apaixonado pela liberdade, com suas ideias e todos os benefícios que advém de grupos que defendem o indivíduo como o agente transformador da sociedade.

Participar de institutos como esses, que transformam a vida pessoal e profissional de uma forma nunca antes vista (foi assim comigo, ao menos), me faz não apenas um ser humano melhor, mas, acima de tudo, mais inteligente, forte, ambicioso e feliz. Feliz. Feliz. Feliz…

A busca pela felicidade é a busca mais instintiva e natural do ser humano. E esses amigos, colegas e debatedores me fazem, dia após dia, mais feliz.

Que o exemplo desses 3 institutos supracitados seja fomentador para que surjam vários outros, e que debatam sobre ideologias, filosofias ou ideias. A minha luta pela liberdade é essa: que todos possam aprender, debater e discutir o que quiserem, sem ninguém para lhes calar.

Foi como disse o meu amigo e eterno ídolo, Dennys Xavier, no 9º Fórum Liberdade e Democracia do Líderes do Amanhã: “eu quero que todos possam dizer o que quiserem, por pior que seja, pois somente assim saberei como lidar com essa pessoa ou até mesmo se eu quero estar perto dessa pessoa”.

A liberdade só existe se for plena, seja no âmbito individual, econômico ou político.

Inclusive, são os meus amigos desses institutos que me dão força, sustentação e argumentos para lutar pela liberdade, pois essa é sinônimo de felicidade. Por esse motivo que eu sempre digo que, quando estou com eles, estou com os melhores!