Por Raul Guizelini, Engenheiro de formação e especialista em varejo de cafés. Fundador da Terrafé Cafés Especiais
Investir na marca consideramos fundamental para todas as empresas que queiram perenizar sua existência, principalmente nos dias de hoje, pós-pandemia, onde ficou mais claro que as empresas que são mais lembradas, entram primeiro na escolha dos consumidores, porém, para isso elas precisam trabalhar baseado em valores claros, propósito forte e muita paixão.
As escolhas dos consumidores mudaram de perfil, o que antes era um consumo por quantidade, aparência e moda, hoje o consumo tem se tornado “consciente”, ou seja, socialmente e ambientalmente responsável. E , ainda a tendência dos consumidores escolherem produtos e serviços de empresas que compartilhem dos mesmo valores. Sendo assim, a marca e a sua respectiva comunicação que irão transmitir esse conjunto de significados.
Marca é um ativo, que precisa ter planejamento estratégico e gerenciamento contínuo. Muitas empresas praticam o planejamento estratégico, porém sem trazer o marketing na avaliação e ponderação. O que recomendamos e praticamos é fazer um Planejamento Estratégico de Marketing, cujo objetivo é o crescimento do valor da marca da empresa. Ambos os planejamentos precisam estar alinhados e andarem juntos.
Em um mundo cada vez mais competitivo, com marcas similares, muitos concorrentes, novos entrantes, recursos escassos, clientes mais seletivos, as empresas precisam tornar-se mais competitivas. Competitividade quer dizer que a empresa está com condições mínimas de obter atenção do cliente e vender. Não está diretamente relacionada com preços baixos, ou uma inovação incrível lançada no mercado.
Ser competitiva quer dizer que a empresa está entre as mais lembradas do setor, para a empresa ser lembrada ela precisa relevante, relevante na comunidade na qual está inserida, para ser mais relevante na comunidade é preciso servir a comunidade, somente quando alinhamos toda a nossa estrutura empresarial para SERVIR a comunidade é que conseguiremos realmente causar impacto na vida das pessoas e consequentemente vender mais gerando prosperidade à todos.
Finalmente, quando uma empresa estiver vendendo mais, significa que está sendo mais lembrada pela sua postura agregadora de valor na comunidade, estaremos assim, no caminho de uma Marca forte e duradoura.
Acreditamos no “poder” da Marca, no poder da Transformação Social que uma marca pode levar para todos em sua volta. Esse é o verdadeiro objetivo de uma empresa, agregar valor para todos os envolvidos, fornecedores, parceiros, colaborares, consumidores e acionistas.