André Perenzin: “sem suor, dedicação e entrega de resultado, não há progresso”
André Perenzin é advogado fundador do escritório Perenzin & Amorim Advogados. Graduado e pós-graduado pelo Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e mestrando pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, atua há 17 anos como advogado na área do Direito Empresarial, com ênfase nas matérias de Direito Imobiliário e Societário.
Conheça melhor o Líder em Escritório de Advocacia na entrevista a seguir.
Por que você foi eleito líder no seu segmento? A que atribui a sua vitória?
Acredito que fui eleito pelos meus clientes, parceiros, colaboradores e pelo público em geral, como um reconhecimento dos 17 anos que atuo na advocacia com dedicação, lealdade, qualidade técnica e resultado.
O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você prática?
Ser líder é prestar atenção às necessidades da organização, clientes e equipe. Minha liderança está pautada em um ambiente colaborativo e de aprendizagem, dando espaço ao desenvolvimento de cada pessoa da equipe.
Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?
Nasci e cresci em uma família cujos valores morais e religiosos são inegociáveis, onde aprendi que só com o trabalho duro e honesto crescemos e conquistamos. E é isso que não flexibilizo. A vida nos presenteia com pessoas que nos aconselham e colaboram com o nosso crescimento. Mas sem suor, dedicação e entrega de resultado, não há progresso sólido. É nisso que acredito, é assim que sou e é isso que não negocio.
Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?
Minhas maiores inspirações são pessoas que, seja pela trajetória profissional, seja pela pessoal, foram capazes de me impactar e de criar em mim um aprendizado importante por meio de suas lições, conselhos e exemplos. Por isso, procuro também ser assim para as pessoas: alguém que os outros possam ver o caminho trilhado e se inspirarem, se reconhecerem nas conquistas e se esperançarem nas dificuldades. Um líder que tem a ensinar, mas que também quer sempre aprender; um líder que orienta, assume responsabilidades, mas divide o processo; um líder que reconhece e é agradecido por todos que o fazem assim.
Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?
O líder deve ter sempre em mente o equilíbrio entre orientar e estar acessível a aprender, entre manter seus valores e tradições e estar aberto à diversidade, individualidade e às novas ideias. O líder inspira e conduz e deve estar atento e ativo em promover ações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional do seu time.
Quais são as boas práticas da sua governança?
Autonomia, transparência, colaboração e foco no resultado.
A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?
Em um mundo em constante transformação, penso que um líder deve estar atento às novas demandas profissionais e sociais, como diversidade, atenção à individualidade de cada cliente e de cada colaborador, qualidade de vida, meio ambiente, dentre outras, mas sem deixar que os valores essenciais sejam desprezados.
Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?
Desafios, temos sempre, e é bom que seja assim, pois eles são uma mola propulsora para nosso crescimento, amadurecimento e transformação. Digo que se manter competitivo diante de um mercado de advocacia cada dia mais disputado e inovador é, sem dúvida, o principal desafio do advogado e das bancas de advocacia.
Em uma palavra: ser líder é… compartilhar.